Prospecção de clientes

A importância de um cadastro de clientes bem feito

Artigo de Serasa Experian, 25 de Julho de 2017

Prospectar os clientes certos e desenvolver ações de marketing e vendas direcionadas com sucesso pode ser um grande desafio.

Por outro lado, é também a chave para conseguir aumentar efetivamente as vendas e ajudar a empresa a crescer.

Nesse caso, o cadastro de clientes é fundamental. Quando bem elaborado, evita retrabalhos em diversas etapas, fornecendo informações precisas para a empresa ir direto ao ponto no que se refere ao contato com os clientes e formulação de negociações, sendo um verdadeiro aliado da empresa.

Veja a seguir as vantagens de ter um cadastro de clientes bem feito:

Agilidade e simplificação de processos

Um cadastro completo fornece informação adequada para o time trabalhar de forma mais rápida. Isso eleva a produtividade das equipes.

A hora de trabalho do funcionário é cara para que ele tenha que, ao invés de trabalhar a base de clientes para gerar oportunidades de vendas, fazer triagens mais complexas.

Uma base qualificada, com o maior número de dados possíveis, adianta e resolve essa dificuldade.

Efetividade nas campanhas e ações

A atualização de base, promove agilidade e ações certeiras, ajudando a empresa a ganhar tempo e a localizar clientes e dados relevantes com facilidade, para iniciar campanhas e projetos de divulgação, por exemplo.

"Encontrar, atualizar e validar dados dos clientes atuais ou de potenciais a partir de nome, razão social ou CPF/CNPJ facilita a segmentação.”

Com o cadastro bem feito a empresa fica mais próxima dos clientes e pode estreitar seu relacionamento com eles, aumentando a fidelização.

Otimização de recursos

Um cadastro atualizado permite à empresa investir melhor.

Além de auxiliar a empresa a conseguir retorno mais rápido em suas ações de marketing, um cadastro atualizado otimiza o tempo e reduz custos operacionais, como ligações a números que já não são mais do cliente, envio de correspondências a endereços errados e demais ações ineficientes.

O cadastro bem feito permite que a empresa libere orçamento para focar nas estratégias corretas, ampliar e reforçar campanhas e elevar seu potencial de vendas.

Criação de diferenciais

Com dados preenchidos e atualizados é possível entender e segmentar dentro da própria base os clientes de acordo com alguns critérios como produtos, região, poder de compra, entre outros, desenvolvendo soluções específicas para cada perfil.

Com base nessas informações, você consegue fazer ofertas direcionadas de maneira mais efetiva, saber para quem oferecer produtos de queima de estoque e descontos, entre outras ações.

Esse cadastro ajuda a criar diferenciais competitivos e a diversificar a comunicação para atrair clientes.

E como manter o cadastro de clientes atualizado?

Para manter os dados de clientes atualizados, você pode contar com uma ferramenta de cadastro de cliente que auxilia no preenchimento automático dos campos, diminuindo as chances de algum espaço essencial ficar em branco e gera maior segurança e praticidade nas informações organizadas.

E então, sua empresa mantém o cadastro de clientes atualizado? Que tal descobrir como algumas boas práticas na hora de gerenciar seus clientes com uma solução inteligente de busca pode facilitar todo esse trabalho? 

InfoBusca Serasa Experian

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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