Solução automatizada de gerenciamento de carteira levou EVAMIND a reduzir 10% de inadimplência e calibrar política de relacionamento comercial com clientes 

EVAMIND: conexões que dinamizam relacionamentos entre marcas e clientes

O empresário Renato Machado atua há 30 anos no segmento de Customer Care. Apaixonado por tecnologia, há 3 anos montou a EVAMIND em Jundiaí (SP), que estrutura plataformas de atendimento automatizado e digital com agentes virtuais, unidades de resposta audível (URAs) e discadores que abrangem todo o fluxo de contato telefônico com clientes para marcas de diversos segmentos. Com um time enxuto, já atende clientes em todo o Brasil.

O desafio

A EVAMIND presta serviços de forma recorrente. O investimento inicial é alto com a disponibilização de equipamentos e softwares que são instalados na empresa-cliente, com uma licença de locação que é renovada mensalmente. Para conhecer o potencial do cliente ou prospect, é preciso monitorar a saúde financeira de cada um, conhecer o potencial de pagamento e as probabilidades de risco. E isso tudo precisa ser feito em um mercado extremamente competitivo, no qual somente a informação certa pode apoiar decisões e estratégias de negócio bem-sucedidas.

Monitore Clientes: a solução

Para superar o desafio de conhecer detalhadamente os clientes e parceiros comerciais, a EVAMIND utiliza o Monitore Clientes, solução da Serasa Experian, desde o início de suas atividades. “Uso o Monitore Clientes desde o começo da EVAMIND, ele ajuda a tomar melhores decisões e a não repetir alguns erros do passado. Entender a saúde financeira do cliente direciona a minha negociação. Só assim eu posso adequar com segurança o modelo de negócio bom para todos, para que eu possa investir na instalação inicial”, explica Renato Machado, Presidente da empresa.

O Monitore Clientes é uma ferramenta de gerenciamento de carteira que permite o cadastro de clientes e parceiros comerciais e envia alertas por e-mail e notificações pelo site, sempre que o CNPJ e/ou CPF cadastrado apresenta uma alteração, como inclusão de dívidas vencidas negativadas, protestos, cheques sem fundos, ações judiciais, solicitações de falência e recuperação judicial. Além disso, o dashboard da solução apresenta uma visão de risco de inadimplência global da carteira e por cliente.

Não consigo mais enxergar meus negócios sem a visão de risco que aprofundei com o Monitore Clientes. Conforme recebo os alertas, posso calibrar a política de concessão e o relacionamento comercial com o cliente ou prospect, modulando o que precisa ser ajustado: fico atento aos valores das dívidas não pagas e protestos, pois me dão a temperatura em relação ao cliente, e posso refinar a minha estratégia

     Renato MachadoPresidente da Evamind

Segundo ele, o recebimento dos alertas guia o dia a dia da gestão comercial da EVAMIND, e o acompanhamento das notificações é crucial para se navegar em momentos de instabilidade econômica, por exemplo.
“Se a classificação de um cliente oscila muito, posso me prevenir ajustando valores ou forma de pagamento. Se o cliente está com boa saúde financeira, posso, por exemplo, absorver custos de implementação, porque sei que vou recuperar o investimento no longo prazo”, continua.

Resultados
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Redução de inadimplência
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Menos atrasonos recebimentos
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Visão de riscomodulando estratégia comercial
Visão de riscomodulando estratégia comercial
Os clientes pré-pagos representam 15% da minha carteira. Com o Monitore Clientes acompanhando todas as anotações dos CNPJs cadastrados, pudemos prevenir cerca de 10% de inadimplência na recorrência mensal. Também foi possível mover clientes da categoria pós-paga para a pré-paga, o que reduziu o atraso nos recebimentos e ajuda a gente a não se descapitalizar

        Renato MachadoPresidente da Evamind

Com os ajustes finos no investimento de crédito e infraestrutura nos clientes, a empresa conseguiu encontrar o ritmo certo para expandir negócios. Nos planos, está a expansão para Argentina, Chile e Colômbia, já a partir deste ano, e a expectativa é de faturar R$ 10 milhões em 2022.

Parceria
A EVAMIND é 100% digital, dos contratos à conciliação bancária, e para nos mantermos assim foi essencial contar com a experiência em automatização da Serasa Experian. Temos um time enxuto, então não dava para pedir uma análise de risco feita com pesquisa descentralizada, encaminhada por e-mail. Tive experiências anteriores nesse modelo e aprendi com os obstáculos

        Renato MachadoPresidente da Evamind

“A Serasa Experian estava 100% alinhada com nosso modelo e esse já foi um grande diferencial, além disso todo o processo de atendimento e implantação foi transparente e produtivo”, conclui.

Por que a EVAMIND escolheu a Serasa Experian?

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Confiança

Solução de gerenciamento de carteira para monitorar saúde financeira de clientes e parceiros comerciais.

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Experiência

Ferramenta com visão de risco global da carteira e específica por CNPJ e/ou CPF cadastrado para modular negociações.

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Atendimento

Plataforma 100% online e automatizada, aderente ao DNA digital da Evamind.