Análise de crédito

Como diminuir a inadimplência de novos clientes em uma empresa?

Artigo de Serasa Experian, 06 de Fevereiro de 2017

Aumentar o volume de vendas é uma condição fundamental para garantir a saúde financeira da empresa.

Porém, na ansiedade de conquistar novos clientes, algumas empresas acabam deixando de tomar cuidados essenciais e esquecem de se proteger do risco de inadimplência. É aí que os problemas com a falta de pagamento podem surgir.

Segundo dados da Serasa Experian, mais da metade das empresas em operação no país ainda não estão conseguindo pagar suas dívidas. Das cerca de 8 milhões em funcionamento, 4,4 milhões delas estão "negativadas". De acordo com a pesquisa, as dívidas atrasadas somam R$ 105,6 bilhões.

Como evitar a inadimplência dos clientes?

Para as indústrias, buscar novos clientes pode resultar em contratos de alto valor agregado, que tendem a ser mais duradouros e lucrativos para a companhia.

O fato é animador, mas tem um contraponto importante. Se não houver uma pesquisa prévia sobre a empresa e sua situação financeira, o “tombo” também pode ocorrer na mesma proporção da boa oportunidade. 

Por isso, é importante adotar algumas medidas na hora de fechar o contrato.

#1 Evite acordos verbais

Pode parecer básico, mas muitas empresas acabam deixando de formalizar no contrato as negociações que foram feitas durante a negociação para o fechamento da venda e isso pode trazer graves problemas futuros.

É importante que ambos os lados estejam de acordo, inclusive juridicamente, com as informações alinhadas durante as reuniões.

#2 Consulte a situação financeira da empresa

Para evitar atrasos no pagamento, é preciso mapear a situação fiscal e histórico dos novos clientes.

Um relatório completo com Consulta de CPF ou CNPJ, como os da Serasa Experian, é essencial para trazer informações importantes sobre pendências financeiras, informações cadastrais, protestos nacionais e estaduais, além de ações judiciais em andamento.

Além disso,é importante manter atualizados os dados cadastrais dos clientes, o que ajuda a evitar fraudes.

#3 Pesquise sobre o novo cliente

"Dedique um tempo para consultar os dados da empresa no mercado. Verifique se é uma boa pagadora ou se tem registros de inadimplência."

E isso vale para todos os clientes. Mesmo em relações duradouras você pode ser surpreendido. Por isso, invista no monitoramento da situação financeira dos clientes e tenha a oportunidade de identificar em tempo real os principais riscos e as grandesoportunidades para a sua empresa.

Tudo isso é importante para evitar o risco de inadimplência.

Vender mais é sempre bom, mas procure colocar em prática esses cuidados para não comprometer a saúde financeira da sua empresa.

Consulta de CPF e CNPJ Serasa Experian

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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