Recuperação de clientes inadimplentes

Como fazer uma carta de cobrança Serasa Experian?

Artigo de Serasa Experian, 07 de Fevereiro de 2017

Como sua empresa costuma agir quando precisa cobrar os clientes? Essa é uma situação delicada e que merece ser muito bem planejada internamente. Afinal, dependendo de como o contato for realizado, a chance de perder o cliente (e não resolver o problema) é grande. 

Na tentativa de receber os pagamentos em atrasos, algumas organizações optam por modelos de cobrança tradicionais como, por exemplo, os contatos por telefone ou e-mail e até a contratação de call centers especializados nesse tipo de situação.

Se a sua empresa é uma dessas, possivelmente, você já notou que estes modelos de cobranças são pouco eficientes, além de exigirem um alto investimento de tempo e dinheiro.

"As dificuldades ocorrem porque o negócio da sua empresa não é fazer cobrança e, por isso, sua equipe não vai dedicar a atenção necessária a essa tarefa."

Para que serve a carta de cobrança?

Esse é um serviço destinado a localizar e informar pessoas físicas e jurídicas sobre dívidas não pagas.

Com base nas informações fornecidas pelos clientes, a Serasa Experian envia uma carta de cobrança para o endereço do consumidor e/ou empresa devedora, informando a existência de uma dívida não paga com o seguinte detalhamento:

  • Valor do débito;
  • Data de vencimento do contrato;
  • Número do contrato;
  • Dados para contato com a instituição credora.

Após o envio da carta, o inadimplente tem o prazo de até 10 dias para entrar em contato com a instituição credora. Para regularizar sua situação e evitar que a sua anotação seja disponibilizada para o mercado.

Por que vale a pena investir na Carta de Cobrança?

 As principais vantagens em usar a carta de cobrança são:

  • Facilidade e segurança para localizar e comunicar seus clientes sobre débitos em aberto;
  • Precisão no processo de cobrança;
  • Redução de tempo e de custos para cobrar dívidas;
  • Oferta diferenciada de pagamento para os clientes inadimplentes, por meio da carta-boleto;
  • Melhora significativa no percentual de recuperação de créditos, em média, 42%;
  • Aumento da lucratividade devido à redução de gastos com o processo de cobrança e a emissão de boletos;
  • Otimização das ações de cobrança e favorecimento do fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso, diferenciando propostas e descontos.

A Carta de Cobrança é um método eficiente e vantajoso para quem quer recuperar  o crédito da sua empresa. Clique abaixo e saiba mais!
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Serasa Experian
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Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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