Análise de mercado

Como se preparar para 2018 com a retomada da economia no fim do ano?

Artigo de Serasa Experian, 04 de Dezembro de 2017

O ano de 2017 provou ser bastante turbulento, especialmente na economia, deixando muitas empresas inseguras sobre resultados e planos para 2018. Os últimos meses, porém, já se apresentam como uma luz no fim do túnel, trazendo perspectivas mais otimistas e encorajadoras, uma vez que os números apontam para uma retomada da economia e um Natal mais positivo.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a continuidade da queda da inflação e das taxas de juros, aliada ao cenário benigno da conjuntura internacional, impulsionaram a atividade econômica brasileira ao longo do terceiro trimestre deste ano.

O comércio, por exemplo, começa a se reaquecer: o Indicador de Atividade do Comércio mostrou que o movimento dos consumidores nas lojas registrou, em outubro/17, alta de 0,8% perante setembro/17. Se comparado ao mesmo mês do ano passado, a alta é de 6,5%.

A demanda por crédito também cresceu

Já o Indicador da Demanda do Consumidor por Crédito também apontou que a quantidade de pessoas que buscou crédito em setembro de 2017 cresceu 6,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior (setembro/16); 6,9% se comparado ao mês anterior (agosto/17).

Expectativas e planejamento

Todos esses indicadores mostram que há grandes chances de as empresas terem um Natal no azul neste ano.

Ainda em 2017, dá para aproveitar a chegada do 13° para lembrar seus clientes sobre a possibilidade de pagar e renegociar dívidas. Para aqueles clientes que estão com as contas em dia, o momento é de apresentar ofertas especiais de fim de ano.

A época também é propícia para se preparar para o próximo período. Um novo ano começa e algumas dicas são importantes para entrar em 2018 com o pé direito:
- Reserve um tempo para pensar em como atingir novos clientes — quem sabe usando uma pesquisa segmentada para saber que públicos você ainda pode alcançar?;
- Aprenda como se prevenir contra problemas com fornecedores — antigos e novos – com os quais você pretende trabalhar em 2018;
- Prepare seu calendário e planeje-se para as datas comemorativas que estão por vir.

Aproveite essa positividade para se se munir das melhores ferramentas para conquistar um crescimento ainda maior em 2018.

Quer receber mais notícias sobre como otimizar seus negócios? Assine nossa newsletter.

newsletter

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Resultado da busca