Análise de mercado

Os 4 maiores desafios das PMEs no mercado atual: como superar?

Artigo de Serasa Experian, 15 de Fevereiro de 2017

Toda grande empresa já foi um pequeno negócio um dia. Para sobreviver aos primeiros anos de vida e chegar ao patamar atual, com certeza, elas enfrentaram uma série de obstáculos.

Crescimento do Mercado de PME no Brasil

O mercado de PMEs (pequenas e médias empresas) vem crescendo a todo vapor. De acordo com dados da Serasa Experian, somente no primeiro semestre de 2016, o número de novas microempresas somou 953.060, contra 888.837 no mesmo período de 2015, registrando alta de 7,2%.

O setor de serviços continua sendo o mais procurado por quem quer empreender e representa 63% do total de novas empresas. Em seguida, o comércio que representa 28,6% e o setor industrial tem 8,3% do total das novas PMEs.

Segundo o Sebrae, em 2017, o Brasil já conta com mais de 10 milhões de PMEs e 52% dos empregos formais gerados no país estão neste segmento.

Porém, não é fácil ser um microempreendedor por aqui. Para ter sucesso e sobreviver aos primeiros anos do negócio é preciso driblar uma série de desafios. Neste e-book, vamos abordar os quatro principais desafios de uma pequena empresa e dar dicas de como superá-los.

Boa leitura!

Baixe o seu E-book >

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Resultado da busca