Captação de clientes

Como uma boa prospecção pode ajudar nas vendas?

Artigo de Serasa Experian, 17 de Julho de 2017
Conseguir mais clientes para o negócio é quase sempre um dos maiores desafios dos gestores. E essa tarefa pode ser tornar ainda mais difícil se não houver um bom trabalho de prospecção envolvido.
Veja a seguir o que é preciso considerar:

Definição de objetivos

A prospecção bem feita visa abrir caminhos para traçar estratégias de marketing e vendas em cima de uma base qualificada de potenciais clientes.
Para descobrir como conseguir novos clientes, sua empresa necessita, primeiro, saber em que ponto deseja chegar e quem quer atingir.

Tomemos um exemplo: se sua distribuição é regional pode ser que esteja querendo prospectar clientes em novas localidades.

Para isso vai precisar levantar informações sobre prospects nas regiões que lhe interessam e que você possa atender.

Sua logística pode não estar preparada para expandir operações a qualquer local e não seria interessante conseguir prospects que estejam fora da área que pode ser de fato coberta.

O importante é que você tenha em mente que esse “arsenal” não pode “partir do nada” e que as informações terão que estar alinhadas ao seu objetivo de negócios. Definir o que procurar e ter objetivos claros é o primeiro passo para iniciar a busca certeira de informações.

Lista Online Serasa Experian

Fonte segura de dados

Com isso definido se pode recorrer a ferramentas adequadas para filtrar e encontrar os dados necessários.

Para isso você pode contar com as vantagens de um serviço de busca especializado, que ajudem na captação e validação das informações, te dando agilidade e mais segurança.

"Esse trabalho está atrelado a alguns cuidados básicos com relação a dados de seus clientes, como a validação das informações."

Com uma solução eficiente nesse sentido a equipe poderá melhorar a taxa de contato, encontrar e validar dados dos seus clientes ou potenciais clientes a partir de razão social, CNPJ e outros aspectos similares de maneira rápida e prática com muito mais facilidade.

Pense: se você tem uma base de dados, seu vendedor gasta tempo ligando para pessoas com telefone errado ou que não existem.

O custo da hora de trabalho desse vendedor é muito caro para que ele próprio tenha de fazer essa triagem de informações confiáveis ou não.

Bem por isso, ter tecnologia que forneça informações atualizadas e prontas para a prospecção eficaz do vendedor faz toda a diferença para o aumento efetivo das vendas.

Estratégias mais focadas

Por fim, o terceiro passo é utilizar essa lista de potenciais clientes tirada de uma base confiável para montar um plano de ações dirigido a seus clientes.

Com levantamento de dados mais eficientes o time de marketing poderá trabalhar muito melhor.

Aliás, com um serviço de apoio a esse trabalho, é possível definir melhor a abordagem, elaborar propostas mais ajustadas e personalizadas no atendimento aos clientes e ser mais certeiro na negociação com base em informações organizadas e seguras.

É mais fácil, com uma base confiável, dirigir esforços a quem realmente esteja interessado ou precisando de seu atendimento, diminuindo as chances de se perder tempo, trabalho e dinheiro nessa tentativa.

E então, conseguiu compreender como uma boa prospecção e recursos adequados podem ajudar nas vendas?
Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas e conte sempre com a Serasa Experian para crescer!

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Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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