Análise de crédito

Consulta CNPJ ou CPF: arma para reduzir o risco de inadimplência

Artigo de Serasa Experian, 30 de Janeiro de 2017

Uma dúvida comum de muitos gestores é se vale a pena voltar a negociar com um cliente que estava inadimplente, porém pagou as dívidas. Essa é uma resposta complexa e cada caso merece ser analisado individualmente.

Para se ter ideia do cenário da inadimplência no Brasil, de acordo com dados do Serasa Experian, jovens de 18 a 25 anos, representavam no ano passado 15,7% da inadimplência no país.

Isso reflete em um total de 9,4 milhões de pessoas com dívidas atrasadas somente dentro desta faixa etária, resultado impulsionado pelo crescimento do desemprego e a alta da inflação e dos juros.

Além disso, a falta de experiência desse público no crédito e a maneira mais impulsiva na hora de fazer compras também contribuíram para esse resultado. A essa altura você deve estar se perguntando como analisar cada situação individualmente, não é?

Consulta de CPF e CNPJ

A consulta ao CNPJ ou CPF certamente é uma das formas mais eficientes de se proteger e reduzir o risco de inadimplência, ajudando na elaboração de contratos mais seguros.

E não para por aí. Este serviço pode auxiliar ainda mais as empresas, principalmente no levantamento de informações de seus clientes, como controle societário, composição dos sócios e alterações do CNPJ.

"O acesso a estas informações permite melhorar o conhecimento sobre os clientes e facilita o caminho em tomadas de decisões mais assertivas quando o assunto é renovar ou cancelar contratos com possíveis clientes inadimplentes."

Principais benefícios

Com a consulta, você pode aceitar todos os meios de pagamento e prazo com menor risco, prevenir possíveis fraudes e fechar novos contratos com mais segurança.

As empresas que optam por este tipo de serviço também podem acessar informações de seus clientes sobre pendências financeiras, dados cadastrais, protestos e ações judiciais, cheques sem fundo, quadro social, faturamento estimado, participações societárias e relatórios setoriais.

Outro diferencial é a possibilidade de acompanhar a situação cadastral dos clientes, o que permite melhorias em negociações com bons pagadores e otimização da prevenção de clientes inadimplentes.

A consulta ao CNPJ ou CPF é o primeiro passo para a mudança de procedimentos com clientes que estão inadimplentes.

Converse com a Serasa Experian e entenda como pode se beneficiar com a consulta ao CNPJ ou CPF.

A consulta ao CNPJ ou CPF é o primeiro passo para mudança de procedimentos com clientes que estão inadimplentes.

Consulta CPF e CNPJ Serasa Experian

 

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Resultado da busca