Consultoria Financeira

Controle de caixa e estoque de produtos: qual a relação?

Artigo de Serasa Experian, 08 de Fevereiro de 2017

Para ter uma boa performance operacional, todas as empresas necessitam de regras, planejamento e procedimentos detalhados.

Isso inclui também fazer uma gestão de estoque assertiva – o que é fundamental para garantir o bom desempenho do fluxo de caixa.

Dependendo do tipo do seu negócio, controlar o estoque pode ser uma tarefa desafiadora.

São inúmeros itens que giram diariamente e que precisam de uma gestão precisa para que não haja perdas financeiras em decorrência de produtos vencidos, parados ou ainda correr o risco de ter a falta de insumos disponíveis para a venda.

A gestão de estoques como ferramenta estratégica na redução de custos?

"A melhor maneira de otimizar esse processo e ainda ter uma boa gestão financeira é monitorando a entrada e saída dos materiais e assim, trabalhando com o estoque mínimo."

Para isso, você deve conhecer a demanda de cada produto da sua empresa. Alguns insumos podem ter uma demanda linear, estável ou sazonal, por exemplo.

Uma alternativa para aumentar o controle do estoque é classificar os produtos pela curva ABC, esse método de gestão ajuda a definir os itens de maior (A), média (B) e baixa importância (C), permitindo calcular a representatividade de cada um no seu estoque.

Outro modelo muito eficaz é o FIFO, do inglês (first in first out), conhecido em português como PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai).

Ao adotar essa prática, você garante que o primeiro produto que entra no estoque também será o primeiro a sair.

Por exemplo, se você compra 10 caixas de um material e a primeira delas fica armazenada embaixo é possível que esses insumos tenham o prazo de validade vencido antes dos demais.

A implementação desses passos resulta numa gestão mais eficiente, com menos gastos e mais rentabilidade ao negócio.

Planilha Estoque de Segurança Serasa Experian

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Resultado da busca