Estratégia de Vendas

Dia dos Pais: por que se preocupar desde já para vender mais?

Artigo de Serasa Experian, 12 de Julho de 2017

Lidar com demandas sazonais não é especificamente novidade para muitos tipos de empresa, especialmente para as que trabalham com atacarejo.

No caso de indústrias isso também pode acontecer, já que elas muitas vezes têm de adaptar sua produção para conseguir abastecer os distribuidores e o comércio direto com insumos, embalagens, produtos e/ou material de apoio para as vendas mais aquecidas em determinados períodos.

É o que acontece, por exemplo, no Dia dos Pais!

O que você precisa fazer para estar preparado nesse período para não deixar nenhum produto faltar para seus clientes ou deixar de fechar contratos com grandes parceiros por incapacidade no atendimento de toda a demanda?

Confira algumas dicas especiais a seguir:

Pense com antecedência

Em épocas assim do ano naturalmente se faz preciso adequar o fluxo de produção, o atendimento e a infraestrutura (quer seja física ou de serviços) para dar conta de um número possivelmente maior de clientes e assim não perder as oportunidades do momento nem clientes para uma concorrência que esteja mais preparada para recebê-los nessa hora.

Aliás, pode ser que após comprar uma vez de outra empresa seus clientes “migrem” para lá, o que não é interessante para você em nenhum aspecto.


"Se você já sabe disso, é hora de começar a agir."


Comece já analisando indicadores sobre os produtos mais procurados no segmento que você atua e garanta que o consumidor tenha fácil acesso a eles.

Identifique oportunidades de inovar nesse período

Em seguida, avalie uma redecoração para a loja para que os clientes localizem mais fácil novas ideias do que comprar nessa data.

Para as indústrias, pode até mesmo ser o momento ideal para relançar uma embalagem com design novo ou com alguma funcionalidade extra (que possa ser reaproveitada depois para reforçar a marca aos consumidores — exemplo, uma latinha que vire uma caneca depois).

Enfim, invista na criatividade para desenvolver diferenciais em relação aos concorrentes e entregar maiores benefícios a seus clientes, consequentemente aumentando suas chances de vender mais nesse período.

Trabalhe com previsibilidade de demandas

Embora seja uma data que não tenha o mesmo apelo de vendas do Dia das Mães, o Dia dos Pais é igualmente oportuno para que as empresas vendam mais.

Aliás, o próprio índice de vendas do Dia dos Pais do ano anterior pode servir de base, fazendo-se uma projeção do quanto se espera vender no período.

Da mesma forma, vale lembrar que conferir as vendas de maio servirá para que você retome clientes que tenha cadastrado nessa época e que estejam possivelmente propensos a voltar a comprar no Dia dos Pais.

Enviar um lembrete para esses clientes convidando-os a virem até sua loja conferir as ofertas que preparou para a nova data pode ser uma boa ideia. Isso, aliás, são ótimas formas de aumentar o potencial de compra deles.

Verifique ainda se atualmente seu estoque ou capacidade de produção é o suficiente para cobrir uma maior demanda.

Isso te dará maior confiança inclusive para investir em algum recurso extra para aumentar a produção no período sem colocar em grande risco o negócio.

Prepare sua equipe para atender (melhor) mais clientes

Em seguida, é importante conversar e treinar sua equipe para um maior nível de demandas. Fazer uma análise do seu time é importante para identificar quais as deficiências ou dificuldades de seus colaboradores hoje ou mesmo para reforçar sua mão de obra em caráter emergencial.

Além do preparo natural que eles devem ter para realizar abordagem de clientes, passar informações sobre produtos e assim por diante é preciso entender que muitas vezes se faz necessário o apoio de ferramentas tecnológicas para que eles consigam fazer mais com o que dispõem.
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Adapte e potencialize suas campanhas dirigidas

Com todo o layout e estrutura de sua empresa organizado para atender a demanda maior. Aqui cabe lembrar que uma ferramenta de organização de dados dos clientes pode ajudar a tratar melhor as informações disponíveis.

Isso auxilia, inclusive, para que sejam usadas pelo marketing (e por outros setores) na criação de campanhas mais certeiras, sempre levando em consideração o perfil de cada um e a demanda que se apresenta.

Com uma base de dados atualizada e de fáceis consultas, você pode aproveitar até para encontrar novos prospects e realizar ações direcionadas para o Dia dos Pais, diversificando a comunicação para atrair novos clientes.

Considere a possibilidade de trabalhar com brindes e premiações

O Dia dos Pais pode ser também uma ótima oportunidade para oferecer brindes, cupons de desconto ou mesmo para exercitar estratégias para fidelidade para clientes já existentes.
Além disso, considerar premiações aos vendedores e equipes que baterem metas ou se destacarem nas vendas (pela avaliação dos clientes atendidos), por exemplo, pode funcionar muito bem nesse caso.

A data pode ser um bom motivo não só para conquistar clientes com atendimento diferenciado (podendo oferecer overdelivering) como também para motivar sua equipe a correr atrás de mais resultados.

E então? Sua empresa se sente confiante para encarar esse Dia dos Pais com maior potencial de vendas? Conte com a Serasa Experian para ter acesso às melhores ferramentas e à base de informações mais atualizada do mercado para agir nesse e em todos os períodos em que tiver a chance de crescer!

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Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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