Estratégia de Vendas

Diversificando a comunicação com clientes

Artigo de Serasa Experian, 14 de Junho de 2017

Investir na comunicação com os clientes é requisito praticamente indispensável para que qualquer empresa sobreviva — ainda mais em um cenário tão competitivo como é o de hoje.

Na crise atual estratégia de divulgação e estratégias de fidelização podem ser o grande diferencial das mais bem-sucedidas.

Por isso é preciso estar atento aos principais fatores que precisam ser trabalhados para que essa relação se sustente ao longo do tempo e também seja favorável ao crescimento.

Se você está sentindo dificuldades nessa tarefa, pode ser que precise diversificar as formas de comunicação e divulgação!

Veja o que é preciso ter em mente para alavancar resultados nesse sentido:

1- Reconheça a necessidade de diversificar sua estratégia

Muitas empresas acabam concentrando mais esforços no ato de conquistar novos clientes, mas é necessário não se esquecer de que manter os antigos é uma ação tão decisiva quanto essa para que a atividade continue.

Aliás, já está mais do que comprovado que reter clientes é mais barato do que adquirir novos — o que custa em média de 5 a 7 vezes mais!

E em alguns setores os dados chamam atenção dos especialistas: de acordo com uma pesquisa realizada pela Confraria de Profissionais de Marketing de MT, por exemplo, 90% das empresas entrevistadas revelaram investir na busca por novos clientes, enquanto apenas 10% disseram visar à fidelização.

Para reverter esse cenário a chave pode ser conhecer sempre mais e melhor o seu cliente e também analisar os cenários que o rodeiam.

A partir dessa medida, você poderá propor negociações mais vantajosas e ajustadas ao interesse desses clientes, gerando fidelização.

2 – Conheça o seu cliente

"Para poder oferecer condições e oportunidades mais atrativas é obrigatório conhecer seus clientes a fundo; se você já tem clientes que são fiéis e bons pagadores, por exemplo, nada mais sensato que fidelizá-los."

Crie condições para que permaneçam fazendo negócios por muito mais tempo, ampliando o chamado lifetime value (ou LTV — “valor do tempo de vida do cliente”, que representa uma análise entre o que o cliente gera em termos de receita e o período pelo qual permanece ativo) ou mesmo o ticket médio.

Para isso, você pode aproveitar seu conhecimento sobre os clientes que já tem para investir em divulgação de novas possibilidades ou programas de fidelização.

Esses últimos são importantes formas de obter mais informações valiosas sobre os clientes, ajudando a formular métodos de relacionamento mais e mais ajustados dali para frente.

3- Pense em cada cliente de forma única

Seu produto ou serviço pode ser o mesmo, mas os clientes não são iguais. Mesmo quando ainda está prospectando, entender as necessidades deles, em diversos aspectos é o que vai te ajudar a propor os melhores caminhos.

Personalizar o atendimento e as propostas de negociação é uma medida bastante inteligente.

Aqui está a importância de entender que cada cliente é um e que a análise de cada realidade pode permitir propor soluções mais ajustadas a cada um, determinar que grau de descontos e margens de negociação podem ser concedidas de acordo com o porte daquele cliente, criando também um ambiente de negócios mais seguro.

Caso conheça seu cliente melhor, você poderá diversificar estratégias e propor ajuda sempre que ele precisar, de uma forma diferente dependendo do caso.

Por exemplo, sabendo em que época ele precisa comprar mais ou se está com dificuldades para isso, você pode oferecer crédito de uma forma diferenciada, ou entender qual o momento mais propício para isso.

O Monitoramento da carteira de clientes pode ser uma excelente solução para suprir essa necessidade, trazendo proximidade de seus clientes e novas oportunidades.

Ou, se por outro lado, for um momento difícil para ele, propor condições facilitadas de negociação, pagamento e aquisição de pacotes, oferecendo diferenciais para que continue sendo cliente mesmo assim.

Assim, você diversifica suas estratégias e se antecipa às necessidades dos clientes, tendo como oferecer a eles soluções e vantagens mais de acordo com o momento que estão vivendo (algo útil tanto para atrair novos clientes quanto segurar os atuais).

4- Considere utilizar soluções que apoiem sua tomada de decisões

Uma medida que pode ajudar bastante na formulação de estratégias de comunicação e programas de divulgação é recorrer a um cadastro organizado de dados dos clientes, quer seja para auxiliar na segmentação (podendo também contar com a ajuda da Lista Online) quanto para embasamento de demais ações, de modo que se possa utilizar sempre informações atualizadas para estar mais próximo deles e ser mais certeiro.

Lista Online Serasa Experian

Para ter certeza de que a saúde financeira deles vai permitir que você dê descontos e condições facilitadas, vale considerar a hipótese de trabalhar com soluções de tecnologia para conseguir ter um raio X mais preciso da situação de negócio e assim agir mais certeiramente na relação com cada cliente, como é o caso da nossa solução de Consulta de CPF e CNPJ.

Aproveite para conhecê-la e continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas valiosas de como atrair mais ou fidelizar seus clientes atuais!

Consulta CPF e CNPJ Serasa Experian

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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