Featured Image

Fidelização de clientes: como aplicar as estratégias no seu negócio?

Postado em 18 Maio 2017 por Para Proteger
Compartilhar

Conquistar novos clientes é o objetivo de toda empresa. Mais importante do que isso, porém, são as estratégias de fidelização, que ajudam a manter os consumidores antigos em sua carteira e a transformar os novos em compradores fiéis.

As dúvidas que surgem nesse momento são:

  • Quais estratégias devem ser utilizadas para a fidelização de clientes?
  • Quando oferecer benefícios ao cliente garantindo que esse processo seja feito com segurança?

 Existem algumas ideias que podem ser aplicadas no seu negócio. Entenda melhor a seguir.

Estratégias de fidelização

Quando aposta na fidelização você conquista seus clientes e eles se tornam verdadeiros porta-vozes do seu negócio. Indicam seu estabelecimento para outras pessoas e ajudam a atrair novos compradores naturalmente.

"A busca por um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que a manutenção de um antigo."

Essa afirmação foi feita pelo guru do marketing, Philip Kotler, e mostra que as empresas devem focar mais na fidelização do que na prospecção de consumidores.

Com certeza você possui clientes fiéis e que são bons pagadores no seu atacado ou varejo. É possível oferecer melhores condições de pagamento, mas é preciso ter o cuidado de que a situação financeira deles permite esse benefício.

Isso significa que a fidelização só é uma boa estratégia quando o cliente é um comprador frequente e oferece segurança para a oferta de alguma vantagem, como um crédito facilitado.

É aí que entra a importância da personalização, ou seja, o envio de materiais específicos para o comprador. No momento em que você direciona o foco para os clientes certos tem mais chances de sucesso.

É melhor adequar suas ações estratégicas para os compradores que já possuem características fiéis. Isso aumenta o seu acerto e assegura que o atendimento tenha mais qualidade.

O que considerar na fidelização de clientes

A fidelização é uma estratégia de marketing, mas é preciso cuidar com o risco de crédito que o cliente pode oferecer. Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas e equilibram essas duas questões.

Veja quais são elas:

1- Conheça seu cliente 

Esse é o primeiro passo para a fidelização. Você deve cadastrar todos os dados do cliente, como nome, CPF ou CNPJ, histórico de compras, produtos preferidos etc. Dessa forma é possível estabelecer um canal de comunicação e estreitar seu relacionamento, o que leva à fidelização. 

Uma solução disponível para a verificação dos dados é a Consulta de CPF e CNPJ, que é voltada totalmente para o risco de crédito. A ferramenta visa à análise de crédito dos clientes, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica.

A partir dessas informações você pode fazer negociações com menor risco e pode oferecer melhores condições de compra para fidelizar os clientes com segurança.  Neste segundo caso é possível ofertar juros mais baixos em um financiamento, por exemplo. Isso fará o comprador optar pela sua empresa, porque sabe que seu histórico de bom pagador trará benefícios.

Com o tempo ocorre a fidelização, já que sua empresa é sempre a primeira escolha do cliente. 

New Call-to-action

 

2 - Estabeleça vínculos 

Sua empresa deve fortalecer o relacionamento com os compradores para que eles possam ser fidelizados. Oriente a equipe de atendimento para identificar possibilidades de melhorias e perguntar se a compra ocorreu conforme o planejado.

É importante reconhecer e valorizar o cliente. Uma maneira de fazer isso é oferecer uma comunicação personalizada. Um exemplo simples, você sabe a data de aniversário de seu cliente?

O InfoBusca pode auxiliar nesse processo.  Esta é uma ferramenta que utiliza a maior base de dados de consumidores e empresas de todo o Brasil. Utilizando essas informações você pode enriquecer sua base atual de clientes, obtendo informações adicionais como data de nascimento, telefones etc.

Por isso é o complemento ideal para as ações de vendas e marketing.

Nova chamada à ação

3 - Contate os clientes para informar sobre novidades 

Como você se comunica com seus clientes, ou informa novidades?

Os lançamentos e novidades da sua loja devem ser repassados aos clientes, porque essa é uma oportunidade de incentivar a compra recorrente e fidelizá-los. Verifique os clientes que adquirem com frequência e contate-os por e-mail.

Em casos específicos em que existe uma lista de espera ou a venda possui um ticket médio maior, compensa o contato via telefone ou SMS.

Como resultado você consegue ter estratégias mais acertadas, o que impacta positivamente a fidelização de clientes. Ao mesmo tempo os compradores se sentem mais reconhecidos e valorizados por serem avisados das novidades.

Essas 3 estratégias juntas asseguram uma melhor fidelização de seus clientes.

Gostou destas dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades:

New Call-to-action

Serasa Experian

Escrito por
Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Veja Também

Credit Rating®: como utilizar e reduzir a inadimplência?

O Credit Rating® é uma ferramenta que possui essa finalidade e permite que você tenha mais sucesso nas negociações..

Compartilhar
Leia Mais

Desafios do atacado e varejo: Quais são os principais desafios?

A crise econômica pela qual o Brasil está passasndo afeta de forma direta os segmentos de atacado e varejo. Já que o.

Compartilhar
Leia Mais
carteira de clientes blog.jpg

Consulta de clientes: como agregar soluções inteligentes de busca

Empresas dos segmentos de atacado e varejo sempre estão com novos clientes que querem comprar a prazo. No cenário.

Compartilhar
Leia Mais
New Call-to-action
biblioteca_serasa_experian

Sobre Nós

A Serasa Experian está presente no Brasil há mais de 45 anos, sendo a maior referência no serviço de informações para empresas e consumidores.

Newsletter

Siga-nos

Categoria
Para Crescer
Feature Image

Por que investir em quem já é seu cliente pode ser mais vantajoso?

Maio 2017 por Serasa Experian
A situação econômica do Brasil traz dificuldades para todo o mercado. Uma situação bastante comum foi a suspensão ou ...
Leia mais
Feature Image

7 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Namorados

Maio 2017 por Serasa Experian
Como aumentar as vendas no Dia dos Namorados? A terceira data mais importante no calendário do comércio movimenta ...
Leia mais
Feature Image

Serasa e AgroTools criam solução de conformidade socioambiental para o agronegócio

Maio 2017 por Serasa Experian
Nova ferramenta possibilita obter informações sobre as propriedades rurais, cruzando dados sobre desmatamentos e ...
Leia mais
Feature Image

Como e por que ter um cadastro de clientes eficiente?

Abril 2017 por Serasa Experian
O cadastro de clientes é um elemento geralmente ignorado pelas empresas. É comum haver a falta de dados e esse registro ...
Leia mais
Para Proteger
Feature Image

Fidelização de clientes: como aplicar as estratégias no seu negócio?

Maio 2017 por Serasa Experian
Conquistar novos clientes é o objetivo de toda empresa. Mais importante do que isso, porém, são as estratégias de ...
Leia mais
Feature Image

Credit Rating®: como utilizar e reduzir a inadimplência?

Maio 2017 por Serasa Experian
O Credit Rating® é uma ferramenta que possui essa finalidade e permite que você tenha mais sucesso nas negociações. ...
Leia mais
Feature Image

Desafios do atacado e varejo: Quais são os principais desafios?

Maio 2017 por Rogério C. Rodrigues
A crise econômica pela qual o Brasil está passasndo afeta de forma direta os segmentos de atacado e varejo. Já que o ...
Leia mais
Feature Image

Consulta de clientes: como agregar soluções inteligentes de busca

Maio 2017 por Serasa Experian
Empresas dos segmentos de atacado e varejo sempre estão com novos clientes que querem comprar a prazo. No cenário atual ...
Leia mais
Para Recuperar
Feature Image

Grau de endividamento: saiba o seu e veja como sair do vermelho

Maio 2017 por Francisco Tega
Em tempo de guerra, urubu é frango. Este é um dito popular, que na livre tradução deste que vos escreve significa: ...
Leia mais
Feature Image

Mais de 1.860 empresas pediram recuperação judicial em 2016

Abril 2017 por Serasa Experian
O ano de 2016 foi de crise. Empresas de todos os segmentos tiveram dificuldades e grande parte delas resultados ...
Leia mais
Feature Image

Cobrança: entenda quais são os direitos e deveres do credor

Abril 2017 por Serasa Experian
A cobrança é um dos processos mais delicados em uma empresa. Saber como cobrar os clientes e lidar com a inadimplência ...
Leia mais
Feature Image

Como cobrar de um locatário que parou de pagar?

Março 2017 por Serasa Experian
Seja para aluguéis residenciais ou comerciais, o seguro fiança é uma forma segura que o proprietário do imóvel pode ...
Leia mais
Para Orientar
Feature Image

A lei dos escoteiros: como aplicar na sua empresa?

Maio 2017 por Francisco Tega
 O escotismo é a maior organização de jovens do mundo. Com mais de 40 milhões de integrantes distribuídos por 223 ...
Leia mais
Feature Image

Taxa básica de juros é bom? Para quem?

Abril 2017 por Francisco Tega
O Brasil hoje é o país que adota a mais alta taxa de juros do mundo 12,25% ao ano, você sabia que nos EUA é 0,5%, no ...
Leia mais
Feature Image

Contratos de locação: entenda todos os tipos e regras

Abril 2017 por Serasa Experian
O aluguel de imóveis pode ser firmado entre o cliente e a imobiliária, diretamente com o proprietário ou com ...
Leia mais
Feature Image

Administradora de condomínio: como escolher?

Março 2017 por Serasa Experian
Os serviços de uma administradora de condomínio vêm sendo cada vez mais requisitados. Isso porque essas instituições ...
Leia mais
Indústria
Feature Image

Qual o papel do fornecedor na indústria?

Abril 2017 por Serasa Experian
Um processo industrial depende diretamente do papel do fornecedor. É ele que fornecerá os recursos e matérias-primas ...
Leia mais
Feature Image

3 dicas para escolher o fornecedor ideal e garantir resultados

Março 2017 por Serasa Experian
A escolha do fornecedor ideal é sempre um desafio para as empresas, independente do porte. O fato é que se você não ...
Leia mais
Feature Image

Como fazer a gestão de estoque de produtos em datas comemorativas?

Março 2017 por Serasa Experian
Não é de hoje que o gerenciamento de estoque nas empresas é um desafio. Na verdade, grande parte do desempenho de ...
Leia mais
Feature Image

Gestão de estoque: 4 pecados que não devem ser cometidos pela sua empresa

Março 2017 por Serasa Experian
Estoque parado (ou vencido) é sinônimo de dinheiro perdido. Por mais que os profissionais tenham isso em mente, no dia ...
Leia mais
Imobiliária e Construtora
Feature Image

Contratos de locação: entenda todos os tipos e regras

Abril 2017 por Serasa Experian
O aluguel de imóveis pode ser firmado entre o cliente e a imobiliária, diretamente com o proprietário ou com ...
Leia mais
Feature Image

Como cobrar de um locatário que parou de pagar?

Março 2017 por Serasa Experian
Seja para aluguéis residenciais ou comerciais, o seguro fiança é uma forma segura que o proprietário do imóvel pode ...
Leia mais
Feature Image

Administradora de condomínio: como escolher?

Março 2017 por Serasa Experian
Os serviços de uma administradora de condomínio vêm sendo cada vez mais requisitados. Isso porque essas instituições ...
Leia mais
Feature Image

Consulte clientes e melhore a saúde financeira da sua imobiliária

Março 2017 por Serasa Experian
Um dos motivos que faz uma venda ficar parada ou ser cancelada é quando a documentação do vendedor está incompleta. Por ...
Leia mais
Varejo
Feature Image

Risco de crédito: os impactos no seu negócio e como evitá-los

Abril 2017 por Serasa Experian
Qualquer empresa varejista, independentemente do tamanho ou do setor em que atua, precisa apostar na verificação do ...
Leia mais
Feature Image

Como e porque gerenciar sua carteira de clientes?

Março 2017 por Serasa Experian
Em uma reflexão rápida, quantos clientes sua companhia possui no momento? Se consegue responder a essas questões com ...
Leia mais
Feature Image

Fidelização de clientes: por que investir no pós-venda?

Março 2017 por Serasa Experian
Considerada uma das principais estratégias de fidelização de clientes, o pós-vendas é parte essencial do negócio de uma ...
Leia mais
Feature Image

Páscoa: como preparar seu atacado/varejo ou indústria nesta época?

Março 2017 por Serasa Experian
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) estima para este ano um ...
Leia mais
Empresas
Feature Image

Desafios para Financiar o Agronegócio

Outubro 2016 por Franklin Mendes Thame
Os desafios para financiar o agronegócio envolvem um dado interessante, até 2050 a população mundial deve crescer mais ...
Leia mais
Feature Image

Startup Contabilizei Promove o Empreendedorismo com Contabilidade Online

Agosto 2016 por Serasa Experian
Começar a própria empresas nunca é tarefa fácil. Além de uma boa ideia de negócio, o empreendedorismo reserva uma série ...
Leia mais
Feature Image

Você Sabe Quando Usar a Carta de Cobrança?

Agosto 2016 por Serasa Experian
Parte do dia a dia de qualquer empresário, cobrar dívidas é uma atividade fundamental para garantir o fluxo de ...
Leia mais
Feature Image

10 Indicadores de Uma Cultura de Crédito Saudável

Agosto 2016 por João Machado
Um dos maiores desafios para micro e pequenos empresários é saber gerenciar o risco dentro de suas empresas. Oferecer ...
Leia mais