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Fidelização de clientes: como aplicar as estratégias no seu negócio?

Postado em 18 Maio 2017 por Para Proteger
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Conquistar novos clientes é o objetivo de toda empresa. Mais importante do que isso, porém, são as estratégias de fidelização, que ajudam a manter os consumidores antigos em sua carteira e a transformar os novos em compradores fiéis.

As dúvidas que surgem nesse momento são:

  • Quais estratégias devem ser utilizadas para a fidelização de clientes?
  • Quando oferecer benefícios ao cliente garantindo que esse processo seja feito com segurança?

 Existem algumas ideias que podem ser aplicadas no seu negócio. Entenda melhor a seguir.

Estratégias de fidelização

Quando aposta na fidelização você conquista seus clientes e eles se tornam verdadeiros porta-vozes do seu negócio. Indicam seu estabelecimento para outras pessoas e ajudam a atrair novos compradores naturalmente.

"A busca por um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que a manutenção de um antigo."

Essa afirmação foi feita pelo guru do marketing, Philip Kotler, e mostra que as empresas devem focar mais na fidelização do que na prospecção de consumidores.

Com certeza você possui clientes fiéis e que são bons pagadores no seu atacado ou varejo. É possível oferecer melhores condições de pagamento, mas é preciso ter o cuidado de que a situação financeira deles permite esse benefício.

Isso significa que a fidelização só é uma boa estratégia quando o cliente é um comprador frequente e oferece segurança para a oferta de alguma vantagem, como um crédito facilitado.

É aí que entra a importância da personalização, ou seja, o envio de materiais específicos para o comprador. No momento em que você direciona o foco para os clientes certos tem mais chances de sucesso.

É melhor adequar suas ações estratégicas para os compradores que já possuem características fiéis. Isso aumenta o seu acerto e assegura que o atendimento tenha mais qualidade.

O que considerar na fidelização de clientes

A fidelização é uma estratégia de marketing, mas é preciso cuidar com o risco de crédito que o cliente pode oferecer. Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas e equilibram essas duas questões.

Veja quais são elas:

1- Conheça seu cliente 

Esse é o primeiro passo para a fidelização. Você deve cadastrar todos os dados do cliente, como nome, CPF ou CNPJ, histórico de compras, produtos preferidos etc. Dessa forma é possível estabelecer um canal de comunicação e estreitar seu relacionamento, o que leva à fidelização. 

Uma solução disponível para a verificação dos dados é a Consulta de CPF e CNPJ, que é voltada totalmente para o risco de crédito. A ferramenta visa à análise de crédito dos clientes, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica.

A partir dessas informações você pode fazer negociações com menor risco e pode oferecer melhores condições de compra para fidelizar os clientes com segurança.  Neste segundo caso é possível ofertar juros mais baixos em um financiamento, por exemplo. Isso fará o comprador optar pela sua empresa, porque sabe que seu histórico de bom pagador trará benefícios.

Com o tempo ocorre a fidelização, já que sua empresa é sempre a primeira escolha do cliente. 

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2 - Estabeleça vínculos

 

Sua empresa deve fortalecer o relacionamento com os compradores para que eles possam ser fidelizados. Oriente a equipe de atendimento para identificar possibilidades de melhorias e perguntar se a compra ocorreu conforme o planejado.

É importante reconhecer e valorizar o cliente. Uma maneira de fazer isso é oferecer uma comunicação personalizada. Um exemplo simples, você sabe a data de aniversário de seu cliente?

O InfoBusca pode auxiliar nesse processo.  Esta é uma ferramenta que utiliza a maior base de dados de consumidores e empresas de todo o Brasil. Utilizando essas informações você pode enriquecer sua base atual de clientes, obtendo informações adicionais como data de nascimento, telefones etc.

Por isso é o complemento ideal para as ações de vendas e marketing.

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3 - Contate os clientes para informar sobre novidades 

Como você se comunica com seus clientes, ou informa novidades?

Os lançamentos e novidades da sua loja devem ser repassados aos clientes, porque essa é uma oportunidade de incentivar a compra recorrente e fidelizá-los. Verifique os clientes que adquirem com frequência e contate-os por e-mail.

Em casos específicos em que existe uma lista de espera ou a venda possui um ticket médio maior, compensa o contato via telefone ou SMS.

Como resultado você consegue ter estratégias mais acertadas, o que impacta positivamente a fidelização de clientes. Ao mesmo tempo os compradores se sentem mais reconhecidos e valorizados por serem avisados das novidades.

Essas 3 estratégias juntas asseguram uma melhor fidelização de seus clientes.

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