Análise de crédito

Localiza inova em seu processo de análise de crédito

Artigo de Serasa Experian, 09 de Novembro de 2017

Conheça como Localiza, a maior rede de aluguel de carros da América Latina, se beneficiou com adoção de alguns produtos da Serasa Experian voltados para o processo de análise de crédito.O crescimento, a expansão e a conquista de novos mercados trazem novos desafios. E a Localiza os enfrentou com as melhores ferramentas do mercado.

O Desafio

A Localiza é maior rede de aluguel de carros da América do Sul, com 577 agências em 6 países e uma frota superior a 150 mil carros. Para que a empresa continuasse sua expansão e conquistando novos mercados diante de uma economia instável, um grande desafio surgiu: continuar crescendo mesmo com a diminuição do consumo no país sem correr o risco de aumentar a taxa de inadimplência.

Por conta de sua estratégia de expansão, apesar do cenário econômico desfavorável, a Localiza vinha aumentando sua base clientes, especialmente de pessoa jurídica (PJ). Entretanto, ao mesmo tempo em que crescia, aumentava também o volume de pedidos de crédito e isso trazia uma ameaça: aumento no tempo de resposta para o cliente.

Neste contexto, a Localiza enxergou na parceria com a Serasa Experian a oportunidade para superar seus três grandes desafios de negócios:
• Manter o crescimento
• Mitigar o risco de inadimplência
• Responder rapidamente os pedidos de crédito de seus clientes.

O que foi feito

Múltiplos desafios = uma única parceria

A Localiza contratou duas soluções da Serasa Experian: o Gestor de Crédito, uma plataforma para concessão de crédito com uma política feita sob medida, e o Score PJ customizado, que apresenta a probabilidade de inadimplência do cliente baseando-se em modelos estatísticos.

A combinação dessas soluções com o SAP, somada à política de crédito desenvolvida pela Localiza, trouxe mudanças significativas para a companhia: aumento da produtividade na análise de crédito e resposta ágil aos clientes. A automatização desafogou a espera por análise, tornando o processo mais prático e aumentando a chance de fechar negócios seguros de forma mais rápida.

Com o desenvolvimento de uma política de crédito robusta e dados estatísticos contemplados no score da Serasa Experian, os ajustes não impactaram o nível de inadimplência da companhia.

Resultados

A fila de pedidos de crédito passou a considerar o perfil da empresa e não mais a ordem de chegada, e empresas que se enquadram no perfil de crédito da Localiza são analisadas automaticamente, permitindo uma redução do SLA em 31%. Isso significa tempo de resposta muito menor para os clientes e entrega de uma base qualificada às equipes de vendas.

A integração Score Serasa Experian com o SAP permitiu reduzir o SLA em 31%

Com um processo de análise de crédito mais ágil, a Localiza ganhou mais competitividade.

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