Gestão de compras

Como manter bons fornecedores garante mais sucesso ao seu negócio

Artigo de Serasa Experian, 04 de Setembro de 2017

Seja na indústria ou seja no comércio, prezar pelo bom relacionamento entre clientes e fornecedores é essencial para o sucesso de qualquer empresa. No caso dos pequenos empreendimentos e dos negócios incipientes, proteger essas relações é ainda mais importante para a fidelização do público-alvo e para a consagração da empresa no mercado.
Bom atendimento, agilidade na venda, promoções interessantes e qualidade do produto e serviço oferecido são alguns dos fatores que impulsionam as vendas tanto de franquias consagradas, quanto de jovens empresas. Entretanto, poucos empreendedores possuem um método específico para lidar com os fornecedores, o braço direito da cadeia dos negócios.

Um equívoco bastante comum é apostar na negociação com fornecedores que ofereçam os menores preços do mercado. É importante estar atento, já que baixo custo não é sinônimo de competência. Então o barato sai caro: atraso na entrega dos pedidos, produtos enviados com defeito ou com prazo de validade vencido etc. Portanto, antes de avaliar os preços é fundamental que o empreendedor procure um fornecedor que esteja alinhado institucionalmente ao negócio, ou seja, que compartilhe de valores semelhantes aos da empresa e que opere com a devida seriedade.

Acompanhe abaixo algumas dicas básicas que a Serasa Experian selecionou para te ajudar a escolher ou a consolidar a relação da sua empresa com os fornecedores.

1. Mantenha todos os processos entre as empresas alinhados

Compartilhar uma planilha que lista as demandas e estabelece prazos de entrega com o fornecedor é uma ótima estratégia para estabelecer uma relação duradoura e vantajosa entre ambas as partes. Uma vez definida a base da negociação com o fornecedor, manter os pedidos sempre atualizados cria padrões e facilita o reabastecimento dentro do prazo.

2. Fique de olho na logística

Sempre considere problemas na entrega das encomendas. Vale lembrar que imprevistos acontecem e que com um bom planejamento é possível reduzir as consequências do atraso.

Planilha Estoque de Segurança Serasa Experian

3. Pense bem antes de fechar contrato com um único fornecedor

A política de preços pré-definidos pelos grandes fornecedores é bastante comum, mas não raro os preços atrativos exigem uma fidelização do empresário, ou seja, um acordo que prioriza o abastecimento exclusivo com aquele fornecedor. Lidar com mais de um fornecedor é trabalhoso, mas pode ser financeiramente vantajoso para seu negócio (ao oferecer uma variedade maior de opções aos clientes).

4. Faça uma boa pesquisa antes de contratar um fornecedor estrangeiro

É muito importante que o empresário busque referências a avalie a opinião de outras empresas sobre um fornecedor. Caso o gerente dos negócios chegue à conclusão de que vale a pena contratar um fornecedor do exterior, é preciso considerar a complexidade das relações de importação de produtos para o Brasil. São inúmeras burocracias e normas fiscais que podem complicar o abastecimento do negócio.

Uma outra opção para se dar bem com os fornecedores é apostar na consultoria e no monitoramento de empresas especializadas. Conte com a ajuda da Serasa Experian para fazer escolhas certeiras e estabelecer relações confiáveis com seus fornecedores. Acompanhe mais dicas em nosso blog!

Newsle

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Resultado da busca