Monitoramento de CNPJ

Monitorando a carteira de clientes para evitar riscos de inadimplência

Artigo de Serasa Experian, 13 de Junho de 2017

O processo que envolve aprovação de crédito dos clientes e fechamento de contratos é muito importante e costuma receber bastante atenção das empresas por requerer cuidados na devida análise de viabilidade daquele negócio, se o cliente preenche requisitos para receber o crédito, se não possui débitos, se está em situação regular e assim por diante.

No entanto, concluída essa fase, muitas empresas podem considerar que o período mais crítico passou e, mesmo sem notar, acabarem descuidando de outros aspectos igualmente essenciais (ou ao menos não saber como conduzi-los), como é o caso do monitoramento da carteira de clientes.

Manter-se atento ao comportamento de crédito de seus clientes é uma prática indispensável para gerir o negócio e ter maior segurança em suas parcerias, tendo no mínimo algum controle desse fator. 

Por isso, abordamos a seguir o porquê de procurar prestar atenção a essa questão e o que pode ser feito para assegurar maior tranquilidade nesse sentido! 

1 - É importante que você busque ter alertas sobre quaisquer alterações de cenário

Pode ser que hoje você já tenha clientes fiéis e bons pagadores ou lide com prospects que lhe pareçam sólidos do ponto de vista de estabilidade financeira, com boa reputação no mercado e que honram seus compromissos. 

E isso é muito bom.

Porém vale pensar que a situação de qualquer um deles pode mudar (e muitas vezes independente de suas vontades ou má fé em relação aos contratos) e apenas um raio-X de como é hoje a situação nessa parte não é o suficiente para te dizer se pode ser estabelecido um negócio seguro em longo prazo.

Às vezes, no decorrer de processos pelos quais os clientes passam é preciso ou recomendável ajustar e não necessariamente rompê-los. Ser alertado sobre qualquer alteração nas informações financeiras e cadastrais dos clientes (ou fornecedor) permite que a empresa fique atento ao que pode ou não lhe afetar em maior ou menor grau nas negociações feitas até ali, adequando planejamento e propostas com maior cautela. 

"Para isso, ter atenção sobre os cenários de negócios e crédito que envolvem seus clientes é crucial para a empresa se proteger."

Adotar a ação de monitoramento ajuda muito, não só a acompanhar/ter mais tranquilidade, mas também a agir quando eles começam a se tornar mais preocupantes.

2 - Procure conhecer bem seus clientes e classificar o perfil de deles com análises contínuas

Os requisitos para concessão de crédito nem sempre são os mesmos nas empresas e naturalmente podem sofrer uma dinâmica que, por sua vez, acompanha necessidades e tendências do mercado (já que a carteira também passa por esse dinamismo).

Um cliente bom pagador pode se tornar duvidoso amanhã, principalmente se ele começa a passar por dificuldades que possa ter “efeito cascata”, assim como inadimplentes podem se recuperar e voltar ao mercado com bom potencial de negócios depois. O único jeito de prever e identificar isso é acompanhar.

O gerenciamento desses dados possibilitará que a empresa conheça o perfil de sua carteira de maneira detalhada, podendo prevenir riscos.

3 - Compreenda quais períodos são mais ou são menos suscetíveis à inadimplência para ajustar suas políticas de crédito

Monitorar a carteira de clientes auxilia, nesse ponto, também a detectar não só perigos mas também a reconhecer grandes oportunidades.

A situação fiscal dos prospects pode mudar, inclusive, para uma condição mais favorável (assim como o contrário) e é uma segurança ou diferencial para a empresa acompanhar indicadores desse processo, até para que possa adaptar  negociações e agir a tempo de atingir oportunidades – e não só evitar problemas.

Assim, você poderá liberar mais crédito (agindo moderadamente nessa situação, respeitando e tendo cautela em momentos menos favoráveis e levantando insights estratégicos para posicionamento no mercado, aproveitando inclusive para diversificar formas de comunicação e divulgação.

4- Tenha controle 24h sobre o que acontece com seu negócio e esteja preparado para modernizar sua gestão e fazer mais com ela

Por fim, o Monitoramento da carteira de clientes da Serasa Experian permitirá que você acompanhe e proteja sua empresa 24h, com acesso a informações que basearão sua tomada de decisões certeiras.

Tais controles e disponibilidade de dados representam modernização à gestão e é importante que o empresário pense nisso para elevar a competitividade, uma vez que a informação correta no momento oportuno faz toda a diferença em qualquer uma das etapas do chamado ciclo de negócios.

Além disso, dependendo do caso, vale dizer que você pode contar com o auxílio de uma solução que monitore tudo o que acontece com o CNPJ de sua empresa e o CPF/CNPJ dos sócios também, oferecendo segurança em todos os níveis para que seus negócios tenham chances de crescer sempre pautados em cenários e projeções confiáveis de ambos os lados.

E então, ficou interessado em descobrir na prática as vantagens de uma solução de monitoramento? Clique abaixo e tenha mais informações: 

Monitoramento de CPF e CNPJ Serasa Experian

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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