Estratégia de Vendas

Páscoa: como preparar seu atacado/varejo ou indústria nesta época?

Artigo de Serasa Experian, 15 de Março de 2017

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) estima para este ano um volume de produção parecido com a Páscoa do ano passado, quando foram produzidas cerca de 19,7 mil toneladas de chocolates, ou o equivalente a 80 milhões de ovos de chocolate.

Embora o cenário não seja ainda tão positivo, é preciso que o atacado, varejo e fabricantes se preparem para atender a demanda, buscando meios de se estruturar, diferenciando as ofertas para aumentar as vendas.

Como preparar sua indústria?

Um passo importante nesse processo de mapeamento das oportunidades de vendas é definir os modelos e tamanhos de ovos ou produtos que você vai trabalhar esse ano. Para isso, é importante conhecer o perfil do consumidor de cada produto e identificar seus desejos e necessidades.

"Planejar adequadamente a compra de cacau, embalagens e outros insumos é outro ponto fundamental. O ideal é fazer uma aquisição sob medida destes itens, sem gerar desperdícios e, consequentemente, onerar seu custo."

Outros passos que também devem ser planejados minuciosamente são a contratação de mão de obra extra, compra de embalagens e a escolha dos pontos de vendas para expor os produtos.

Pulverize a distribuição dos produtos

O novo momento econômico vem fazendo com que os fabricantes, principalmente os PMEs, busquem maneiras de inovar a estratégia comercial para atender o consumidor e ter um resultado de vendas positivo.

É por isso que os atacarejos estão atraindo o interesse das indústrias alimentícias.

Segundo o Ranking Novarejo, realizado pela CIP em parceria com a Serasa Experian, o desempenho positivo do atacarejo tem relação direta não só com um novo modelo de consumo, que vem se firmando entre os brasileiros, mas com o formato do negócio.

O segmento cresceu o dobro da média, valendo-se justamente dos hábitos de consumo e da forma como comercializa seus produtos, vendidos não mais em pacotes individuais, mas em embalagens maiores, que são mais econômicas e, portanto, mais viáveis.

Cobertura de todas as classes sociais

Outro ponto que vem favorecendo o crescimento dos atacarejos no Brasil é que praticamente todas as classes sociais estão preferindo realizarem suas compras nestes locais.

De acordo com uma pesquisa da consultoria KantarWorldpanel, no ano passado, 49% das famílias das classes A/B foram ao menos uma vez se abastecer nos atacarejos. Enquanto que quase um terço dos lares das classes D/E compraram no atacarejo.

Se você está em dúvida se vale a pena considerar os atacarejos na estratégia comercial da sua indústria, uma saída é contar com o uso de uma ferramenta que o ajude entender a melhor dinâmica na definição da distribuição dos produtos.

A solução Geomarketing, da Serasa Experian, é uma ferramenta de inteligência de mercado baseada na utilização de dados que auxiliam as organizações a compreenderem fatores como distribuição, organização e características dos agentes de negócio.

Com ela, você tem a possibilidade de:

  • Analisar geograficamente a concorrência
  • Mapear territórios com maior concentração de perfis de interesse.
  • Definir a penetração geográfica do mix de produtos
  • Segmentar e identificar as regiões de maior potencial de vendas

Como preparar sua atacado ou varejo?

Na figura da ponta do atacado/varejo existe a preocupação de se proteger antes de realizar a compra, evitando possíveis falhas na entrega.

Consultar novos e monitorar a situação financeira de seus clientes e distribuidores é uma excelente alternativa para evitar dores de cabeça, identificando grandes riscos e maiores oportunidades para sua empresa.

Conte com o apoio da Serasa Experian para definir a melhor estratégia de vendas do seu atacado, varejo ou sua indústria para a Páscoa.

Monitoramento de CPF e CNPJ Serasa Experian

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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