Featured Image

Quais os metódos de cobrança de inadimplentes mais eficazes?

Postado em 2 Fevereiro 2017 por Indústria
Compartilhar

Se você está com clientes inadimplentes, provavelmente, a falta de pagamento vem comprometendo o fluxo de caixa da sua empresa. Mas como fazer para cobrar clientes e ter um resultado efetivo?

O primeiro passo é saber que utilizar métodos tradicionais como tentar localizar o credor por conta própria, dificilmente, vai resolver o seu problema.

Isso porque nem sempre sua base de dados está atualizada e o mais importante: fazer cobrança não é o foco da sua empresa, certo?

Diante disso, uma boa alternativa é investir na Carta de Cobrança. Segundo dados da Serasa Experian, o índice de recuperação das dívidas por meio desse método de cobrança chega a ser de 42%.

Por que é vantajoso para empresa utilizar uma ferramenta de recuperação Serasa Experian e não métodos tradicionais?

"Além da alta taxa de recuperação, o valor investido mensalmente é muito mais baixo do que quando se opta pela utilização dos canais tradicionais de contato como as visitas presenciais ou a contratação de call center."

Para ser bem-sucedido com essa prática é preciso saber qual modelo usar diante de cada situação. Conheça as opções oferecidas pela Serasa Experian:

Como fazer uma carta de cobrança ao cliente?

Trata-se de um serviço que localiza e informa pessoas físicas e jurídicas sobre dívidas não pagas.

Após o envio da carta, o inadimplente deverá entrar em contato com a instituição credora em até 10 dias para regularizar sua situação e evitar que a sua anotação seja disponibilizada para o mercado. Veja um modelo da carta.

Carta de cobrança sem negativação

A Carta de Cobrança sem negativação é um modelo padrão utilizado para alertar o devedor sobre a oportunidade de regularização da dívida.

Ao optar por esse serviço, o empreendedor não arca com os custos adicionais com intermediários ou cartório. Isso se torna uma ótima opção para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas).

O serviço ainda proporciona respaldo jurídico ao empresário, caso seja necessário comprovar legalmente a exposição da dívida ao mercado.

Carta de cobrança com boleto

A carta-boleto permite a inclusão de um boleto bancário na carta-comunicado enviada no processo de negativação, com objetivo de facilitar e incentivar a regularização do débito pelo consumidor.

O boleto bancário tem o formato padrão da Cnab/Febraban, permitindo fácil adaptação pelos sistemas utilizados pelos clientes no envio das informações para compensação bancária em toda a rede de bancos e via internet.

Segunda carta-boleto

Entre as soluções oferecidas pela Serasa Experian, está ainda a segunda carta-boleto, uma solução que permite o envio de uma segunda comunicação para o cliente inadimplente com dívida ativa para incentivá-lo a regularizar o débito.

O Segundo Comunicado pode ser enviado com ou sem boleto bancário, para o mesmo endereço ou um novo.

As vantagens ao se utilizar a Carta de Cobrança são inúmeras. Além de facilitar e localizar, de forma segura, clientes com débitos em aberto, a solução é um comunicado preciso no processo de cobrança e pode reduzir significativamente tempo e custos para cobrar dívidas.

Além disso, a Carta de Cobrança melhora, em média, 50% a recuperação de crédito, aumenta a lucratividade e otimiza as ações de cobrança, favorecendo acordos, renegociações e descontos.

Vale lembrar ainda que a Carta de Cobrança é, antes de tudo, uma comunicação entre empresa e cliente. Nela, deve estar identificado de maneira clara e objetiva o valor da dívida em atraso, o valor total do produto ou serviço contratado, número de contrato, se possível, indicadores da legislação e um telefone para contato.

Com o modelo de Carta de Cobrança ideal e a abordagem correta, empresa e cliente se entendem e mantém os negócios no azul. Veja nesse post quando usar a Carta de Cobrança. 

Nova chamada à ação

Serasa Experian

Escrito por
Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Veja Também

Grau de endividamento: saiba o seu e veja como sair do vermelho

Em tempo de guerra, urubu é frango. Este é um dito popular, que na livre tradução deste que vos escreve significa:.

Compartilhar
Leia Mais

Empresas que pediram recuperação judicial em 2016

O ano de 2016 foi de crise. Empresas de todos os segmentos tiveram dificuldades e grande parte delas resultados.

Compartilhar
Leia Mais

Deveres e direitos do credor na hora da cobrança

A cobrança é um dos processos mais delicados em uma empresa. Saber como cobrar os clientes e lidar com a.

Compartilhar
Leia Mais
New Call-to-action
biblioteca_serasa_experian

Sobre Nós

A Serasa Experian está presente no Brasil há mais de 45 anos, sendo a maior referência no serviço de informações para empresas e consumidores.

Newsletter

Siga-nos

Categoria
Para Crescer
Feature Image

3 boas práticas na gestão de base de dados de clientes

Junho 2017 por Serasa Experian
Os esforços para conquista de clientes constituem um importante processo no qual a empresa precisa investir ...
Leia mais
Feature Image

O Lado positivo de uma dívida

Junho 2017 por Serasa Experian
Em determinados momentos é natural para todo negócio se deparar com um dilema: novas oportunidades são enxergadas no ...
Leia mais
Feature Image

Diversificando a comunicação para atrair novos clientes

Junho 2017 por Serasa Experian
Investir na comunicação com os clientes é requisito praticamente indispensável para que qualquer empresa sobreviva — ...
Leia mais
Feature Image

Lista Online e a prospecção de fornecedores para condomínio

Junho 2017 por Serasa Experian
Um sério problema que muitas empresas proprietárias de grandes empreendimentos, como condomínios, podem enfrentar é o ...
Leia mais
Para Proteger
Feature Image

3 dicas para se proteger dos cheques sem fundo

Junho 2017 por Serasa Experian
Depois da modernização das formas de pagamento via cartões e meios eletrônicos ganharam força muita coisa mudou, é ...
Leia mais
Feature Image

Novas regras de cobrança de condomínio

Junho 2017 por Serasa Experian
Quem enfrenta a rotina de administrar condomínios ou cuidar, independente de ela ser conduzida diretamente ou não, sabe ...
Leia mais
Feature Image

5 tendências de prevenção a fraudes

Junho 2017 por Serasa Experian
Problemas envolvendo fraudes de documentação de forma global sempre existiram, mas, de algum tempo para cá, essa ...
Leia mais
Feature Image

Monitorando a carteira de clientes para evitar riscos de inadimplência

Junho 2017 por Serasa Experian
O processo que envolve aprovação de crédito dos clientes e fechamento de contratos é muito importante e costuma receber ...
Leia mais
Para Recuperar
Feature Image

Grau de endividamento: saiba o seu e veja como sair do vermelho

Maio 2017 por Francisco Tega
Em tempo de guerra, urubu é frango. Este é um dito popular, que na livre tradução deste que vos escreve significa: ...
Leia mais
Feature Image

Empresas que pediram recuperação judicial em 2016

Abril 2017 por Serasa Experian
O ano de 2016 foi de crise. Empresas de todos os segmentos tiveram dificuldades e grande parte delas resultados ...
Leia mais
Feature Image

Deveres e direitos do credor na hora da cobrança

Abril 2017 por Serasa Experian
A cobrança é um dos processos mais delicados em uma empresa. Saber como cobrar os clientes e lidar com a inadimplência ...
Leia mais
Feature Image

Como cobrar inquilino inadimplente?

Março 2017 por Serasa Experian
Seja para aluguéis residenciais ou comerciais, o seguro fiança é uma forma segura que o proprietário do imóvel pode ...
Leia mais
Para Orientar
Feature Image

A lei dos escoteiros: como aplicar na sua empresa?

Maio 2017 por Francisco Tega
 O escotismo é a maior organização de jovens do mundo. Com mais de 40 milhões de integrantes distribuídos por 223 ...
Leia mais
Feature Image

O que é taxa básica de juros? É bom? Para quem?

Abril 2017 por Francisco Tega
O Brasil hoje é o país que adota a mais alta taxa de juros do mundo 12,25% ao ano, você sabia que nos EUA é 0,5%, no ...
Leia mais
Feature Image

Regras de contrato de aluguel conforme os tipos de locação

Abril 2017 por Serasa Experian
O aluguel de imóveis pode ser firmado entre o cliente e a imobiliária, diretamente com o proprietário ou com ...
Leia mais
Feature Image

Como funciona a administração de condominios?

Março 2017 por Serasa Experian
Os serviços de uma administradora de condomínio vêm sendo cada vez mais requisitados. Isso porque essas instituições ...
Leia mais
Indústria
Feature Image

Como melhorar o relacionamento com fornecedores na indústria.

Abril 2017 por Serasa Experian
Um processo industrial depende diretamente do papel do fornecedor. É ele que fornecerá os recursos e matérias-primas ...
Leia mais
Feature Image

3 dicas de como escolher um fornecedor que consiga garantir resultados

Março 2017 por Serasa Experian
A escolha do fornecedor ideal é sempre um desafio para as empresas, independente do porte. O fato é que se você não ...
Leia mais
Feature Image

Como fazer gestão de estoque eficiente em datas comemorativas?

Março 2017 por Serasa Experian
Não é de hoje que o gerenciamento de estoque nas empresas é um desafio. Na verdade, grande parte do desempenho de ...
Leia mais
Feature Image

Gestão de estoque nas empresas: 4 pecados que não devem ser cometidos

Março 2017 por Serasa Experian
Estoque parado (ou vencido) é sinônimo de dinheiro perdido. Por mais que os profissionais tenham isso em mente, no dia ...
Leia mais
Imobiliária e Construtora
Feature Image

Regras de contrato de aluguel conforme os tipos de locação

Abril 2017 por Serasa Experian
O aluguel de imóveis pode ser firmado entre o cliente e a imobiliária, diretamente com o proprietário ou com ...
Leia mais
Feature Image

Como cobrar inquilino inadimplente?

Março 2017 por Serasa Experian
Seja para aluguéis residenciais ou comerciais, o seguro fiança é uma forma segura que o proprietário do imóvel pode ...
Leia mais
Feature Image

Como funciona a administração de condominios?

Março 2017 por Serasa Experian
Os serviços de uma administradora de condomínio vêm sendo cada vez mais requisitados. Isso porque essas instituições ...
Leia mais
Feature Image

Como atrair mais clientes para sua imobiliária?

Março 2017 por Serasa Experian
Um dos motivos que faz uma venda ficar parada ou ser cancelada é quando a documentação do vendedor está incompleta. Por ...
Leia mais
Varejo
Feature Image

Análise de risco de crédito: impactos no negócio e como evitá-los

Abril 2017 por Serasa Experian
Qualquer empresa varejista, independentemente do tamanho ou do setor em que atua, precisa apostar na verificação do ...
Leia mais
Feature Image

Gerenciamento de carteira de clientes, qual a importância?

Março 2017 por Serasa Experian
Em uma reflexão rápida, quantos clientes sua companhia possui no momento? Se consegue responder a essas questões com ...
Leia mais
Feature Image

Gestão de pós vendas: A importância da fidelização de clientes

Março 2017 por Serasa Experian
Considerada uma das principais estratégias de fidelização de clientes, o pós-vendas é parte essencial do negócio de uma ...
Leia mais
Feature Image

Páscoa: como preparar seu atacado/varejo ou indústria nesta época?

Março 2017 por Serasa Experian
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) estima para este ano um ...
Leia mais
Empresas
Feature Image

Desafios para Financiar o Agronegócio

Outubro 2016 por Franklin Mendes Thame
Os desafios para financiar o agronegócio envolvem um dado interessante, até 2050 a população mundial deve crescer mais ...
Leia mais
Feature Image

Startup Contabilizei Promove o Empreendedorismo com Contabilidade Online

Agosto 2016 por Serasa Experian
Começar a própria empresas nunca é tarefa fácil. Além de uma boa ideia de negócio, o empreendedorismo reserva uma série ...
Leia mais
Feature Image

Você Sabe Quando Usar a Carta de Cobrança?

Agosto 2016 por Serasa Experian
Parte do dia a dia de qualquer empresário, cobrar dívidas é uma atividade fundamental para garantir o fluxo de ...
Leia mais
Feature Image

10 Indicadores de Uma Cultura de Crédito Saudável

Agosto 2016 por João Machado
Um dos maiores desafios para micro e pequenos empresários é saber gerenciar o risco dentro de suas empresas. Oferecer ...
Leia mais