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Risco de crédito: 8 maneiras de evitar a inadimplência

Postado em 13 Abril 2017 por Para Proteger
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O cenário atual de risco de crédito é uma preocupação constante entre as pequenas e médias empresas, principalmente as que atuam no atacado e varejo.

De acordo com um levantamento da Serasa Experian, o total de inadimplentes em janeiro de 2017 no Brasil chegou a 59,7 milhões de pessoas, índice recorde para o primeiro mês do ano.

Esse total representa 40% da população adulta. O índice é preocupante. Com quase metade dos brasileiros inadimplentes, os empreendedores precisam pensar sobre seus objetivos e estratégias de venda. Afinal de contas, é preciso aumentá-las e, ao mesmo tempo, reduzir a inadimplência.

Como fazer isso? Algumas atitudes podem ajudar. Confira o que fazer:

Ações para reduzir a inadimplência

Uma forma de aumentar as vendas é fazer a concessão de crédito. Essa é uma estratégia válida e pode garantir um nível maior de vendas. O cuidado que se precisa ter é com a prevenção contra os não pagadores.

Isso significa que a concessão de crédito não planejada pode causar impactos no caixa da sua empresa. Para atuar de forma a evitar prejuízos você deve tomar algumas precauções.

Veja algumas dicas práticas para implantar no seu negócio:

1 - Prefira receber à vista

A melhor opção é sempre receber à vista. Você deve tentar convencer o cliente de que a operação é benéfica e utilizar bons argumentos. Por exemplo: ofereça descontos para fazer a quitação antecipada. Recomenda-se ainda evitar cheques e considerar que o pagamento com cartões de débito e crédito é similar ao realizado à vista, já que o dinheiro é transferido imediatamente da conta corrente do cliente e repassado para o seu estabelecimento ou a administradora do cartão faz o repasse em menos de 1 mês.

2 - Formalize a sua empresa e emita Notas Fiscais

A emissão de nota fiscal é uma maneira de formalizar a venda, mas é importante tomar outras ações para oferecer mais segurança para sua empresa e também para o cliente. É importante destacar que somente empresas que possuem CNPJ e emitem notas fiscais podem realizar cobranças e incluir inadimplentes no banco de dados da Serasa Experian.

Isso pode ser feito por meio da Carta de Cobrança, serviço destinado para a regularização ou inclusão de dívidas no banco de dados da Serasa Experian.

3 - Construa um bom relacionamento com seus clientes

A construção de um bom relacionamento nos dias de hoje e é decisivo para aumentar as vendas em pequenas e médias empresas e para a fidelização dos clientes. Ainda assim deve-se preocupar com alguns detalhes.

Por exemplo: libere um valor alto na primeira negociação somente se o score do cliente for alto. Caso contrário faça isso de forma proporcional conforme o cliente realizar os pagamentos no prazo.

4 - Proponha uma data de vencimento

A vantagem de ter um cliente pessoa física é conseguir propor uma data de vencimento das prestações. Como a maioria dos consumidores recebe o salário até o quinto dia útil o melhor é indicar o pagamento para o dia 10.

Se o seu cliente for uma pessoa jurídica também é possível adotar essa estratégia. No caso de resposta negativa, negocie.

5 - Implante um sistema de cobrança eficaz

Um cliente inadimplente provavelmente possui outras dívidas. O grande problema é que são como bolas de neve, ou seja, transformam-se em valores altos rapidamente. Para evitar prejuízos para o seu negócio implante um sistema de cobrança eficaz.

O ideal é alertar o cliente já no primeiro dia de atraso, porque pode acontecer de ele simplesmente ter esquecido de pagar. Lembre-se de atuar de forma amigável e ética, respeitando a legislação e não constrangendo o consumidor.

Em situações extremas tente receber pelo menos parte do valor. Isso pode ser conseguido com a renegociação da quantia a ser paga.

A Carta de Cobrança é um serviço voltado para a regularização e inclusão de dívidas no banco de dados da Serasa Experian. Por meio dessa ferramenta pode-se localizar as pessoas ou empresas que estão em atraso e obter a média de recuperação em até 2 meses. Esse é o serviço mais confiável do Brasil para localizar e cobrar pessoas ou empresas que estão em atraso. A grande vantagem é que o pagamento é realizado sem intermediários ou custos com cartórios.

Nova chamada à ação

6 - Faça uma gestão de contas eficaz

O gerenciamento financeiro eficaz é relevante para qualquer negócio. Com ele é possível equilibrar as contas a pagar e a receber e não sofrer tanto os riscos da inadimplência. O mais recomendado é adotar um sistema de gestão que reúna as informações e permita gerenciar as finanças mais facilmente.

Você também pode usar o Gestão de Carteiras, que permite fazer o controle de não pagadores em tempo real. Esse módulo assegura uma visão gerencial de consumidores e empresas monitorados, o que possibilita ter uma visão individual e consolidada.

7- Avalie o histórico de crédito do consumidor

O histórico de crédito do consumidor é fundamental para você vender com segurança e reduzir os níveis de inadimplência. A Serasa Experian conta com duas ferramentas que podem ajudar: a Consulta de CPF e CNPJ e o Score de Crédito.

A ferramenta Consulta de CPF e CNPJ possibilita fazer uma análise simples ou completa do cliente. São avaliados os dados cadastrais, pendências, cheques sem fundo e qualquer restrição que seja importante.

Já o Score de Crédito é uma pontuação que varia de 0 a 1000 e indica qual a possibilidade de aquele cliente não pagar a compra realizada a prazo.

Saiba Mais

8 - Mantenha sua base de clientes sempre atualizada

A adoção de soluções eficazes para fazer as cobranças é importante, entretanto é importante que sua base de clientes esteja atualizada, isso facilita muito o processo de cobrança e localização de clientes, em contrapartida você pode aumentar suas vendas com uma base de contatos atualizada.

Já o InfoBusca ajuda a validar dados e localizar clientes e prospects. Com essa solução você consegue qualificar e confirmar dados, localizar clientes e conseguir diversas informações, desde as básicas até as exclusivas.
Assim, você garante mais agilidade, rapidez, precisão, economia e atualização dos dados para assegurar que os objetivos de cobrança e vendas sejam mais assertivos.

Nova chamada à ação

Procure implementar estas dicas na sua empresa, caso não consiga seguir as 8 dicas de uma vez, a mudança pode ser gradativa, lembre-se que o ótimo, muitas vezes é inimigo do bom.

Conte sempre conosco!

Serasa Experian

Escrito por
Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

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