Análise de crédito

Risco de crédito nas empresas de pequeno e médio porte

Artigo de Serasa Experian, 14 de Março de 2017

Quando o assunto é risco de crédito, o segmento atacadista brasileiro precisa se prevenir. Um estudo realizado pela Serasa Experian revelou que 33,1% das empresas clientes deste setor – os varejistas – apresentam grande risco de inadimplência.

Diante disso, é crucial que as empresas, principalmente as PMEs, estejam munidas de ferramentas capazes de prever quem são os clientes com perfis inadimplentes, bem como recuperar e cobrar os pagamentos em atraso.

Pequenas e médias empresas no brasil, evite o risco de crédito

Uma das medidas essenciais para proteger sua empresa do risco de crédito é por meio da Consulta de CPF e CNPJ.

Com ela você obtém um relatório completo trazendo informações importantes sobre pendências financeiras, informações cadastrais, protestos nacionais e estaduais, ações judiciais em curso, além de fornecer sugestões de crédito, faturamento presumido e controle societário.

Outro ponto importante que deve ser feito pelo microempreendedor é o acompanhamento do histórico das empresas. Afinal, não é porque você teve problema uma vez com uma empresa que terá novamente. Cenários mudam o tempo todo.

O ideal é fazer o monitoramento dos parceiros comerciais para prevenir imprevistos ou até mesmo voltar a fazer negócios. O Gerencie Carteira, por exemplo, oferece monitoramento de clientes e fornecedores e envia alerta em tempo real sobre dificuldades financeiras ou alterações societárias, o que é fundamental para avaliar o risco de cada negociação.

"Portanto, proteger a sua empresa do risco de crédito é uma iniciativa que deve partir também da sua gestão empresarial."

Investir em ferramentas para mapear indícios de inadimplência é uma medida que faz toda a diferença para a saúde financeira da sua PME.

Monitoramento de CPF e CNPJ Serasa Experian

Serasa Experian
Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Resultado da busca