Perfil de Clientes

Três formas de se conhecer alguém

Artigo de Samir Reis, 09 de Outubro de 2017

Existe um antigo ditado em iídiche conhecido como Kossó, Kissó e vê-Kaassó que em livre tradução significa: há três formas de se conhecer alguém, através do seu copo, do seu bolso e da sua ira! Você sabe o que isso significa?É da nossa natureza viver em grupo, a socialização está presente em todos os momentos, por isso a grande maioria de nós inconscientemente busca ser aceito em um grupo, na escola, no time, na empresa, na família. Para essa aceitação ocorrer há características necessárias para manter e desejar esse relacionamento com terceiros, por isso julgamos importante saber do caráter de alguém.

Como conhecer o caráter de alguém?

O ditado trata de como identificamos a personalidade e o comportamento de alguém por meio de três formas ludicamente traduzidas e representadas em:

1) Copo

O copo representa o que se come e também o que se bebe. Uma pessoa, mesmo em estado de embriaguez, não deve maltratar, destratar, desonrar ou causar qualquer tipo de constrangimento a outra. Uma das formas de conhecer o comportamento de uma pessoa é saber o quanto ela pode ser respeitosa e honrada mesmo com seu estado exaltado. O estado de inebriamento não pode ser usado como desculpa para transgredir.

Como nos relacionamos com a comida é algo que também diz muito sobre a personalidade e o comportamento de um indivíduo, o quanto valorizamos o sabor, a disciplina com o desperdício e o compartilhamento do pão.

2) Bolso

O equilíbrio financeiro aponta quanto uma pessoa é educada e disciplinada consigo. Não é uma questão de ter mais ou menos dinheiro, pois é o balanceamento de suas finanças que a coloca em posição de serenidade. Afinal, nada pior do que estar cheio de dívidas e ter que lidar com credores a sua procura.

Equacionar o que se ganha e como se gasta demonstra planejamento e a busca por uma base de vida sólida, não importando se você ganha um ou 50 salários mínimos. Com certeza você conhece pessoas bem remuneradas em completo desafino com seus recursos financeiros.

3) Ira

Uma pessoa de caráter, mesmo em seu momento de fúria, se controla para não ferir alguém a ponto de se arrepender. A vergonha de reconhecer o erro após um momento de raiva mostra que o indivíduo ainda tem um longo caminho a percorrer no quesito de respeito ao próximo.

Esse sentimento faz parte da miscelânea que carregamos conosco. Podemos comprovar a sanidade de alguém justamente em seu momento de cólera.

E se você tivesse o desafio de conhecer o caráter de milhares de indivíduos?

Como podemos conhecer clientes, parceiros e fornecedores? Como saber sobre o caráter de centenas ou milhares de indivíduos para estabelecermos uma relacionamento comercial ou parceria conjunta?

A reposta é Kossó, Kissó e vê-Kaassó, adaptado aos novos cenários, geo e sócioeconômicos.

Todos os negócios. quer seja com pessoa física ou jurídica, necessitarão de soluções e inteligência para avaliar a pontualidade e o caráter de pagamento, relacionamento e muitas outras características que desejamos conhecer em um relacionamento comercial.

Aplicar técnicas simples, porém sofisticadas, de análise comportamental, usando modelos e plataformas tecnológicas são soluções indicadas para uma avaliação massiva e certeira no relacionamento em escala. Todos os setores econômicos necessitam conhecer o contexto para decidir como devem atuar. Isso será a chave para construir o relacionamento com o caráter desejável e financeiramente rentável.

Como conhecer alguém você já sabe. Se precisar conhecer milhares de alguéns, conte conosco!

Newsletter Serasa Experian

Samir Reis
Autor do artigo

Samir Reis

é administrador, possui sólida experiência no mercado financeiro, com passagens por grandes instituições, com atuação na área de risco de crédito e prevenção à fraudes. Foi professor de Riscos no IBTA, ministrou matemática empreendedorismo para escola de negócios do SENAC. Desde 2017 colabora com a Consultoria de Negócio da Serasa Experian, trazendo a experiência do mercado para definição de estratégias e soluções de suporte a decisão em crédito e prevenção à Fraudes.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Resultado da busca