Featured Image

Você sabe qual carta de cobrança deve usar?

Postado em 2 Janeiro 2017 por Varejo
Compartilhar

O número de inadimplentes no Brasil é alarmante. Segundo os dados da Serasa Experian são aproximadamente 60 milhões de brasileiros que não estão conseguindo honrar seus compromissos financeiros.

Somente no primeiro trimestre de 2016 mais de dois milhões de devedores entraram na lista por falta de pagamento.

Em média, depois de 60 dias com débitos em atraso, o consumidor é negativado nos birôs de crédito. O levantamento da Serasa Experian aponta que a cada trimestre cresce a quantidade de pessoas que se somam aos já negativados.

Diante desse cenário, é importante tomar algumas medidas para evitar problemas no fluxo de caixa por conta da falta de pagamento.

Opte pelo envio de carta de cobrança

Depois de tentar um contato amigável com o devedor e enviar notificações sobre a necessidade de quitação da dívida, o próximo passo é enviar uma carta de cobrança. Existem alguns modelos de carta de cobrança de acordo com a ocasião.

Veja:

Carta de cobrança

Trata-se de um serviço que localiza e informa pessoas físicas e jurídicas sobre dívidas não pagas.

Com base nas informações fornecidas pelos clientes, a Serasa Experian envia uma carta-comunicado para o endereço do consumidor e/ou empresa devedora, informando a existência de uma dívida não paga (anotação) com o seguinte detalhamento:

  •         Valor do débito
  •         Data de vencimento do contrato
  •         Número do contrato
  •         Dados para contato com a instituição credora

Estas informações podem ser transmitidas para a Serasa Experian via arquivo especifico (layout de negativação de 600 posições, recomendado para clientes com alto volume de anotações) ou pela página de produtos exclusivos, por meio do Sisconvem (recomendado para anotações pontuais ou clientes com volumes pequenos de dívidas).

Após o envio da carta, o inadimplente deverá entrar em contato com a instituição credora em até 10 dias para regularizar sua situação e evitar que a sua anotação seja disponibilizada para o mercado, através dos relatórios da Serasa Experian.

Principais vantagens:

  •         Facilidade e segurança para localizar e comunicar seus clientes sobre débitos em aberto.
  •         Precisão no processo de cobrança.
  •         Redução de tempo e de custos para cobrar dívidas.
  •         Oferta diferenciada de pagamento para os clientes inadimplentes, por meio da carta-boleto.
  •         Melhora significativa no percentual de recuperação de créditos, em média, 50%.
  •         Aumento da lucratividade devido à redução de gastos com o processo de cobrança e a emissão de boletos.
  •       Otimização das ações de cobrança e favorecimento do fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso, diferenciando propostas e descontos.

Carta de cobrança com boleto

A carta-boleto, da Serasa Experian, permite a inclusão de um boleto bancário na carta-comunicado enviada no processo de negativação Pefin/Refin, a fim de facilitar e incentivar a regularização do débito pelo consumidor.

O boleto bancário tem o formato padrão da Cnab/Febraban, permitindo que os sistemas dos clientes se adaptem facilmente ao envio das informações para compensação bancária e garantindo que o pagamento seja realizado em toda a rede de bancos e via internet.

O envio da carta-boleto facilita e incentiva a regularização do débito por meio da inclusão de boleto bancário na carta-comunicado e conta com a força da marca Serasa Experian para incentivar o devedor quanto ao pagamento da dívida, possibilitando a antecipação do recebimento.

Escolha o modelo de carta ideal e otimize as ações de cobrança da sua empresa, favorecendo o fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso.

Os principais benefícios da carta-boleto são:

  •         Maximização do Retorno sobre Investimento (ROI).
  •         Permite identificar os bons pagadores e reforça o relacionamento com o cliente.
  •         Redução de custos com processos de recuperação antes e após a negativação.
  •         Possibilita pagamento do boleto em qualquer banco ou pela internet.
  •         Apresenta custo menor que a emissão de boleto bancário.
  •         Minimiza o impacto de sistemas.

Nova chamada à ação

Segunda carta-boleto

Ao optar pela carta-boleto você passa a contar com uma solução que permite o envio de uma segunda comunicação do Pefin/Refin para o cliente inadimplente com dívida ativa na base do Pefin/Refin, com a intenção de incentivá-lo a regularizar o débito.

O Segundo Comunicado pode ser enviado com ou sem boleto bancário, para o mesmo endereço ou um novo.

Principais benefícios:

  •         Maximização do Retorno sobre Investimento (ROI).
  •         Permite identificar os bons pagadores e reforça o relacionamento com o cliente.
  •         Redução de custos com processos de recuperação antes e após a negativação.
  •         Possibilita pagamento do boleto em qualquer banco ou pela internet.
  •         Apresenta custo menor que a emissão de boleto bancário.
  •         Minimiza o impacto de sistemas.

Gerenciar carteira

Para manter o foco nos clientes mais rentáveis e o controle dos riscos em negócios, a Serasa Experian conta com a ferramenta Gerencie Carteira.

Essa solução permite o monitoramento individual de consumidores ou empresas e o acompanhamento global da evolução da carteira de clientes.

Com o Gerencie Carteira, você detecta oportunidades e riscos, podendo fazer a melhor oferta no momento mais propício para os clientes mais adequados, ajustando os limites de crédito à situação financeira destes, além de programar uma ação de cobrança mais eficaz.

"Incremente sua rentabilidade mantendo-se atento ao seu maior patrimônio: sua carteira de clientes."

Esclareceu suas dúvidas sobre os modelos de carta de cobrança? Conte com nosso apoio para manter a saúde financeira da sua empresa. Veja aqui qual o melhor momento para usar a carta de cobrança

 

Serasa Experian

Escrito por
Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Veja Também

Cobrança: entenda quais são os direitos e deveres do credor

A cobrança é um dos processos mais delicados em uma empresa. Saber como cobrar os clientes e lidar com a.

Compartilhar
Leia Mais

Risco de crédito: os impactos no seu negócio e como evitá-los

Qualquer empresa varejista, independentemente do tamanho ou do setor em que atua, precisa apostar na verificação do.

Compartilhar
Leia Mais
cobrar_locatario_inadimplencia.jpg

Como cobrar de um locatário que parou de pagar?

Seja para aluguéis residenciais ou comerciais, o seguro fiança é uma forma segura que o proprietário do imóvel pode.

Compartilhar
Leia Mais
New Call-to-action
biblioteca_serasa_experian

Sobre Nós

A Serasa Experian está presente no Brasil há mais de 45 anos, sendo a maior referência no serviço de informações para empresas e consumidores.

Newsletter

Siga-nos

Categoria
Para Crescer
Feature Image

Prospecção de vendas: 3 dicas para o uso de dados e histórico de clientes

Abril 2017 por Serasa Experian
A prospecção de vendas é um dos grandes desafios dos empreendedores. Isso não é diferente para o proprietário de uma ...
Leia mais
Feature Image

Lista Online como ferramenta de marketing

Abril 2017 por Serasa Experian
A captação de clientes e a prospecção deles é um trabalho que exige cuidado. Para ajudar nessa tarefa sua empresa pode ...
Leia mais
Feature Image

Qual o papel do fornecedor na indústria?

Abril 2017 por Serasa Experian
Um processo industrial depende diretamente do papel do fornecedor. É ele que fornecerá os recursos e matérias-primas ...
Leia mais
Feature Image

10 dicas de como preparar sua empresa para o Dia das Mães

Abril 2017 por Serasa Experian
O segundo domingo de maio está chegando. Sua empresa está preparada para aumentar as vendas com o Dia das Mães? Essa é ...
Leia mais
Para Proteger
Feature Image

Risco de crédito: 8 maneiras de evitar a inadimplência

Abril 2017 por Serasa Experian
O cenário atual de risco de crédito é uma preocupação constante entre as pequenas e médias empresas, principalmente as ...
Leia mais
Feature Image

Risco de crédito: os impactos no seu negócio e como evitá-los

Abril 2017 por Serasa Experian
Qualquer empresa varejista, independentemente do tamanho ou do setor em que atua, precisa apostar na verificação do ...
Leia mais
Feature Image

Indicador de Cheques sem Fundo: confira mapa por Estados Brasileiros

Abril 2017 por Serasa Experian
O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos em fevereiro/2017 foi de 2,12% em ...
Leia mais
Feature Image

Consulte clientes e melhore a saúde financeira da sua imobiliária

Março 2017 por Serasa Experian
Um dos motivos que faz uma venda ficar parada ou ser cancelada é quando a documentação do vendedor está incompleta. Por ...
Leia mais
Para Recuperar
Feature Image

Cobrança: entenda quais são os direitos e deveres do credor

Abril 2017 por Serasa Experian
A cobrança é um dos processos mais delicados em uma empresa. Saber como cobrar os clientes e lidar com a inadimplência ...
Leia mais
Feature Image

Como cobrar de um locatário que parou de pagar?

Março 2017 por Serasa Experian
Seja para aluguéis residenciais ou comerciais, o seguro fiança é uma forma segura que o proprietário do imóvel pode ...
Leia mais
Feature Image

Risco de crédito das pequenas e médias empresas no Brasil

Março 2017 por Serasa Experian
Quando o assunto é risco de crédito, o segmento atacadista brasileiro precisa se prevenir. Um estudo realizado pela ...
Leia mais
Feature Image

Como encontrar e cobrar de inquilinos que deixaram o imóvel?

Março 2017 por Serasa Experian
Quando o contrato imobiliário chega ao fim, é obrigação do inquilino deixar o imóvel nas condições que o encontrou. ...
Leia mais
Para Orientar
Feature Image

Taxa básica de juros é bom? Para quem?

Abril 2017 por Francisco Tega
O Brasil hoje é o país que adota a mais alta taxa de juros do mundo 12,25% ao ano, você sabia que nos EUA é 0,5%, no ...
Leia mais
Feature Image

Contratos de locação: entenda todos os tipos e regras

Abril 2017 por Serasa Experian
O aluguel de imóveis pode ser firmado entre o cliente e a imobiliária, diretamente com o proprietário ou com ...
Leia mais
Feature Image

Administradora de condomínio: como escolher?

Março 2017 por Serasa Experian
Os serviços de uma administradora de condomínio vêm sendo cada vez mais requisitados. Isso porque essas instituições ...
Leia mais
Feature Image

Como fazer a gestão de estoque de produtos em datas comemorativas?

Março 2017 por Serasa Experian
Não é de hoje que o gerenciamento de estoque nas empresas é um desafio. Na verdade, grande parte do desempenho de ...
Leia mais
Indústria
Feature Image

Qual o papel do fornecedor na indústria?

Abril 2017 por Serasa Experian
Um processo industrial depende diretamente do papel do fornecedor. É ele que fornecerá os recursos e matérias-primas ...
Leia mais
Feature Image

3 dicas para escolher o fornecedor ideal e garantir resultados

Março 2017 por Serasa Experian
A escolha do fornecedor ideal é sempre um desafio para as empresas, independente do porte. O fato é que se você não ...
Leia mais
Feature Image

Como fazer a gestão de estoque de produtos em datas comemorativas?

Março 2017 por Serasa Experian
Não é de hoje que o gerenciamento de estoque nas empresas é um desafio. Na verdade, grande parte do desempenho de ...
Leia mais
Feature Image

Gestão de estoque: 4 pecados que não devem ser cometidos pela sua empresa

Março 2017 por Serasa Experian
Estoque parado (ou vencido) é sinônimo de dinheiro perdido. Por mais que os profissionais tenham isso em mente, no dia ...
Leia mais
Imobiliária e Construtora
Feature Image

Contratos de locação: entenda todos os tipos e regras

Abril 2017 por Serasa Experian
O aluguel de imóveis pode ser firmado entre o cliente e a imobiliária, diretamente com o proprietário ou com ...
Leia mais
Feature Image

Como cobrar de um locatário que parou de pagar?

Março 2017 por Serasa Experian
Seja para aluguéis residenciais ou comerciais, o seguro fiança é uma forma segura que o proprietário do imóvel pode ...
Leia mais
Feature Image

Administradora de condomínio: como escolher?

Março 2017 por Serasa Experian
Os serviços de uma administradora de condomínio vêm sendo cada vez mais requisitados. Isso porque essas instituições ...
Leia mais
Feature Image

Consulte clientes e melhore a saúde financeira da sua imobiliária

Março 2017 por Serasa Experian
Um dos motivos que faz uma venda ficar parada ou ser cancelada é quando a documentação do vendedor está incompleta. Por ...
Leia mais
Varejo
Feature Image

Risco de crédito: os impactos no seu negócio e como evitá-los

Abril 2017 por Serasa Experian
Qualquer empresa varejista, independentemente do tamanho ou do setor em que atua, precisa apostar na verificação do ...
Leia mais
Feature Image

Como e porque gerenciar sua carteira de clientes?

Março 2017 por Serasa Experian
Em uma reflexão rápida, quantos clientes sua companhia possui no momento? Se consegue responder a essas questões com ...
Leia mais
Feature Image

Fidelização de clientes: por que investir no pós-venda?

Março 2017 por Serasa Experian
Considerada uma das principais estratégias de fidelização de clientes, o pós-vendas é parte essencial do negócio de uma ...
Leia mais
Feature Image

Páscoa: como preparar seu atacado/varejo ou indústria nesta época?

Março 2017 por Serasa Experian
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) estima para este ano um ...
Leia mais
Empresas
Feature Image

Desafios para Financiar o Agronegócio

Outubro 2016 por Franklin Mendes Thame
Os desafios para financiar o agronegócio envolvem um dado interessante, até 2050 a população mundial deve crescer mais ...
Leia mais
Feature Image

Startup Contabilizei Promove o Empreendedorismo com Contabilidade Online

Agosto 2016 por Serasa Experian
Começar a própria empresas nunca é tarefa fácil. Além de uma boa ideia de negócio, o empreendedorismo reserva uma série ...
Leia mais
Feature Image

Você Sabe Quando Usar a Carta de Cobrança?

Agosto 2016 por Serasa Experian
Parte do dia a dia de qualquer empresário, cobrar dívidas é uma atividade fundamental para garantir o fluxo de ...
Leia mais
Feature Image

10 Indicadores de Uma Cultura de Crédito Saudável

Agosto 2016 por João Machado
Um dos maiores desafios para micro e pequenos empresários é saber gerenciar o risco dentro de suas empresas. Oferecer ...
Leia mais