• estoque.png
  • GuiaPME
  • Banner_fidelizacao_blog.png
  • Banner_ebook_ClienteIdeal_1600x273.png
Featured Image

Você sabe qual carta de cobrança deve usar?

Postado em 2 Janeiro 2017 por Varejo
Compartilhar

O número de inadimplentes no Brasil é alarmante. Segundo os dados da Serasa Experian são aproximadamente 60 milhões de brasileiros que não estão conseguindo honrar seus compromissos financeiros.

Somente no primeiro trimestre de 2016 mais de dois milhões de devedores entraram na lista por falta de pagamento.

Em média, depois de 60 dias com débitos em atraso, o consumidor é negativado nos birôs de crédito. O levantamento da Serasa Experian aponta que a cada trimestre cresce a quantidade de pessoas que se somam aos já negativados.

Diante desse cenário, é importante tomar algumas medidas para evitar problemas no fluxo de caixa por conta da falta de pagamento.

Opte pelo envio de carta de cobrança

Depois de tentar um contato amigável com o devedor e enviar notificações sobre a necessidade de quitação da dívida, o próximo passo é enviar uma carta de cobrança. Existem alguns modelos de carta de cobrança de acordo com a ocasião.

Veja:

Carta de cobrança

Trata-se de um serviço que localiza e informa pessoas físicas e jurídicas sobre dívidas não pagas.

Com base nas informações fornecidas pelos clientes, a Serasa Experian envia uma carta-comunicado para o endereço do consumidor e/ou empresa devedora, informando a existência de uma dívida não paga (anotação) com o seguinte detalhamento:

  •         Valor do débito
  •         Data de vencimento do contrato
  •         Número do contrato
  •         Dados para contato com a instituição credora

Estas informações podem ser transmitidas para a Serasa Experian via arquivo especifico (layout de negativação de 600 posições, recomendado para clientes com alto volume de anotações) ou pela página de produtos exclusivos, por meio do Sisconvem (recomendado para anotações pontuais ou clientes com volumes pequenos de dívidas).

Após o envio da carta, o inadimplente deverá entrar em contato com a instituição credora em até 10 dias para regularizar sua situação e evitar que a sua anotação seja disponibilizada para o mercado, através dos relatórios da Serasa Experian.

Principais vantagens:

  •         Facilidade e segurança para localizar e comunicar seus clientes sobre débitos em aberto.
  •         Precisão no processo de cobrança.
  •         Redução de tempo e de custos para cobrar dívidas.
  •         Oferta diferenciada de pagamento para os clientes inadimplentes, por meio da carta-boleto.
  •         Melhora significativa no percentual de recuperação de créditos, em média, 50%.
  •         Aumento da lucratividade devido à redução de gastos com o processo de cobrança e a emissão de boletos.
  •       Otimização das ações de cobrança e favorecimento do fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso, diferenciando propostas e descontos.

Carta de cobrança com boleto

A carta-boleto, da Serasa Experian, permite a inclusão de um boleto bancário na carta-comunicado enviada no processo de negativação Pefin/Refin, a fim de facilitar e incentivar a regularização do débito pelo consumidor.

O boleto bancário tem o formato padrão da Cnab/Febraban, permitindo que os sistemas dos clientes se adaptem facilmente ao envio das informações para compensação bancária e garantindo que o pagamento seja realizado em toda a rede de bancos e via internet.

O envio da carta-boleto facilita e incentiva a regularização do débito por meio da inclusão de boleto bancário na carta-comunicado e conta com a força da marca Serasa Experian para incentivar o devedor quanto ao pagamento da dívida, possibilitando a antecipação do recebimento.

Escolha o modelo de carta ideal e otimize as ações de cobrança da sua empresa, favorecendo o fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso.

Os principais benefícios da carta-boleto são:

  •         Maximização do Retorno sobre Investimento (ROI).
  •         Permite identificar os bons pagadores e reforça o relacionamento com o cliente.
  •         Redução de custos com processos de recuperação antes e após a negativação.
  •         Possibilita pagamento do boleto em qualquer banco ou pela internet.
  •         Apresenta custo menor que a emissão de boleto bancário.
  •         Minimiza o impacto de sistemas.

Nova chamada à ação

Segunda carta-boleto

Ao optar pela carta-boleto você passa a contar com uma solução que permite o envio de uma segunda comunicação do Pefin/Refin para o cliente inadimplente com dívida ativa na base do Pefin/Refin, com a intenção de incentivá-lo a regularizar o débito.

O Segundo Comunicado pode ser enviado com ou sem boleto bancário, para o mesmo endereço ou um novo.

Principais benefícios:

  •         Maximização do Retorno sobre Investimento (ROI).
  •         Permite identificar os bons pagadores e reforça o relacionamento com o cliente.
  •         Redução de custos com processos de recuperação antes e após a negativação.
  •         Possibilita pagamento do boleto em qualquer banco ou pela internet.
  •         Apresenta custo menor que a emissão de boleto bancário.
  •         Minimiza o impacto de sistemas.

Gerenciar carteira

Para manter o foco nos clientes mais rentáveis e o controle dos riscos em negócios, a Serasa Experian conta com a ferramenta Gerencie Carteira.

Essa solução permite o monitoramento individual de consumidores ou empresas e o acompanhamento global da evolução da carteira de clientes.

Com o Gerencie Carteira, você detecta oportunidades e riscos, podendo fazer a melhor oferta no momento mais propício para os clientes mais adequados, ajustando os limites de crédito à situação financeira destes, além de programar uma ação de cobrança mais eficaz.

Incremente sua rentabilidade mantendo-se atento ao seu maior patrimônio: sua carteira de clientes.

Esclareceu suas dúvidas sobre os modelos de carta de cobrança? Conte com nosso apoio para manter a saúde financeira da sua empresa. Veja aqui qual o melhor momento para usar a carta de cobrança

 

Serasa Experian

Escrito por
Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.

Veja Também

Boas práticas de cobrança: como cobrar clientes que não pagam?

Cobrar clientes nem sempre é uma tarefa fácil para as empresas. Afinal, existe o medo de ser desagradável e de.

Compartilhar
Leia Mais
Post_27.png

10 dicas infalíveis para a fidelização de clientes

Conquistar novos clientes é fundamental para aumentar as vendas e garantir a saúde financeira da empresa e isso todo.

Compartilhar
Leia Mais
Post_34.png

Como prevenir fraudes no CNPJ da sua empresa?

Uma situação que afeta cada vez mais o mundo corporativo é a tentativa de roubo de dados. A abertura de empresas com.

Compartilhar
Leia Mais
New Call-to-action
New Call-to-action

Sobre Nós

A Serasa Experian está presente no Brasil há mais de 45 anos, sendo a maior referência no serviço de informações para empresas e consumidores.

Siga-nos

Newsletter

Categoria
Para Crescer
Feature Image

10 passos para a gestão de estoque eficiente

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Atire a primeira pedra quem nunca, depois de analisar o inventário de estoque e confrontar com os relatórios ...
Leia mais
Feature Image

Conquistar Novos Clientes: Vale a pena investir em lista de e-mails?

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Para aumentar a lucratividade é fundamental planejar a conquista de novos clientes. Porém, com a falta de tempo do dia ...
Leia mais
Feature Image

Como prospectar clientes certos para sua indústria

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Segundo dados do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) sobre as perspectivas de investimento na indústria ...
Leia mais
Feature Image

Entenda o que é o estoque de segurança

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Já imaginou um supermercado sem estoque? Imagine que os clientes cheguem para comprar e não encontrem mercadorias ...
Leia mais
Para Proteger
Feature Image

Monitore a carteira de clientes para evitar riscos de inadimplência

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Em tempos de crise econômica, manter-se atento ao comportamento de crédito dos seus clientes é uma prática essencial no ...
Leia mais
Feature Image

Pontualidade de pagamentos de PME recua no final de 2016

Janeiro 2017 por Serasa Experian
A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas (PME) atingiu 95,3% em novembro/16. Isto significa que a ...
Leia mais
Feature Image

Como prevenir fraudes no CNPJ da sua empresa?

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Uma situação que afeta cada vez mais o mundo corporativo é a tentativa de roubo de dados. A abertura de empresas com ...
Leia mais
Feature Image

Calcule o PDD (Provisionamento de Débito Dúvidoso) e evite prejuízo

Janeiro 2017 por Serasa Experian
O cenário econômico e político do país afetou diretamente os trabalhadores. Segundo dados da Serasa Experian, há no ...
Leia mais
Para Recuperar
Feature Image

Boas práticas de cobrança: como cobrar clientes que não pagam?

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Cobrar clientes nem sempre é uma tarefa fácil para as empresas. Afinal, existe o medo de ser desagradável e de perder o ...
Leia mais
Feature Image

Você sabe qual carta de cobrança deve usar?

Janeiro 2017 por Serasa Experian
O número de inadimplentes no Brasil é alarmante. Segundo os dados da Serasa Experian são aproximadamente 60 milhões de ...
Leia mais
Feature Image

Como cobrar os clientes sem prejudicar o relacionamento

Dezembro 2016 por Serasa Experian
Você anda com dificuldade para cobrar seus clientes? Qual é seu fluxo para recebimento dos pagamentos? Como realizar a ...
Leia mais
Feature Image

Esteja preparado para recuperar créditos neste fim de ano!

Dezembro 2016 por Lucas Lopes
De acordo com nossos estudos, em agosto de 2016 o país contabilizava 59,3 milhões de inadimplentes, o que representa ...
Leia mais
Para Orientar
Feature Image

Nossa marca mudou, e a gente continua com um só foco

Dezembro 2016 por Serasa Experian
Olá! Tenho uma notícia importante para compartilhar com você, nosso parceiro de negócios: hoje, a Serasa Experian muda ...
Leia mais
Feature Image

Fluxo de caixa: primeiros passos para a saúde financeira da sua empresa

Dezembro 2016 por Serasa Experian
Parece simples, mas fazer o controle financeiro de uma empresa é mais desafiador do que se imagina. Muitas PMEs ...
Leia mais
Feature Image

Infográfico: 6 fatos sobre as empresas de SP para todo empreendedor

Dezembro 2016 por Serasa Experian
Se você é empreendedor e está estruturando seu negócio na cidade de São Paulo temos uma boa notícia: há espaço para ...
Leia mais
Feature Image

Monitore os seus fornecedores e melhore as vendas da sua MEI ou PME

Dezembro 2016 por Serasa Experian
Como empreendedor, você já deve ter notado que conhecer a saúde financeira de seus clientes e fornecedores é essencial ...
Leia mais
Varejo
Feature Image

10 dicas infalíveis para a fidelização de clientes

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Conquistar novos clientes é fundamental para aumentar as vendas e garantir a saúde financeira da empresa e isso todo ...
Leia mais
Feature Image

Como prevenir fraudes no CNPJ da sua empresa?

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Uma situação que afeta cada vez mais o mundo corporativo é a tentativa de roubo de dados. A abertura de empresas com ...
Leia mais
Feature Image

4 dicas para otimizar o fluxo de caixa da sua empresa

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Quando chega o final do mês você tem a sensação de que a conta não fecha? Ao lembrar das vendas realizadas ou serviços ...
Leia mais
Feature Image

Você sabe qual carta de cobrança deve usar?

Janeiro 2017 por Serasa Experian
O número de inadimplentes no Brasil é alarmante. Segundo os dados da Serasa Experian são aproximadamente 60 milhões de ...
Leia mais
Indústria
Feature Image

Boas práticas de cobrança: como cobrar clientes que não pagam?

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Cobrar clientes nem sempre é uma tarefa fácil para as empresas. Afinal, existe o medo de ser desagradável e de perder o ...
Leia mais
Feature Image

10 passos para a gestão de estoque eficiente

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Atire a primeira pedra quem nunca, depois de analisar o inventário de estoque e confrontar com os relatórios ...
Leia mais
Feature Image

Monitore a carteira de clientes para evitar riscos de inadimplência

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Em tempos de crise econômica, manter-se atento ao comportamento de crédito dos seus clientes é uma prática essencial no ...
Leia mais
Feature Image

Conquistar Novos Clientes: Vale a pena investir em lista de e-mails?

Janeiro 2017 por Serasa Experian
Para aumentar a lucratividade é fundamental planejar a conquista de novos clientes. Porém, com a falta de tempo do dia ...
Leia mais
Empresas
Feature Image

Intuit e Serasa Experian oferecem benefícios na gestão da sua empresa

Dezembro 2016 por Serasa Experian
O Brasil vive um cenário recorde na abertura de empresas, e um dos maiores desafios dos novos empreendedores é utilizar ...
Leia mais
Feature Image

Soluções Serasa Experian que vão ajudar no crescimento da sua empresa

Novembro 2016 por Serasa Experian
Contar apenas com a sorte não é uma decisão sábia quando se trata do universo dos negócios, principalmente quando ...
Leia mais
Feature Image

Desafios para Financiar o Agronegócio

Outubro 2016 por Franklin Mendes Thame
Os desafios para financiar o agronegócio envolvem um dado interessante, até 2050 a população mundial deve crescer mais ...
Leia mais
Feature Image

Startup Contabilizei Promove o Empreendedorismo com Contabilidade Online

Agosto 2016 por Serasa Experian
Começar a própria empresas nunca é tarefa fácil. Além de uma boa ideia de negócio, o empreendedorismo reserva uma série ...
Leia mais